Brigadeiro Camarão - Homenagem nos 30 anos da Turma de 68

Ten. Brig. do Ar
João Camarão Telles Ribeiro


Homenagem ao Exmo. Sr Ten. Brigadeiro Aviador João Camarão Telles Ribeiro
Por ocasião da comemoração dos 30 anos da Turma Sempre Juntos - EPCAR 68

Há trinta anos chegávamos a esta escola, jovens, quase meninos, para nos depararmos com um verdadeiro canteiro de obras. Homens, máquinas e materiais espalhavam-se por todos os lados, numa incrível azáfama.

A cada dia novas e enormes construções surgiam, a Glossoteca, o H8, o Pav Tec, o Laboratório de Física, o Artarium, o Bonbarium... E nossa escola ia tomando uma forma definida. Moderna e majestosa.

Assustados fomos tomando contato com novos termos, como o Grau Estanínico, e com novas matérias que nos causavam espanto, surpresa e, por que não dizer...um pouco de incompreensão. A cada dia tomávamos contato com disciplinas como Geo Ciências, Mecanografia, Eletrônica, Resistores e Transistores, Cerâmica, etc. E ficávamos a cismar por que diabos, futuros oficiais aviadores da Força Aérea Brasileira, necessitavam inteirar-se de temas tão estranhos.

Hoje, trinta anos após, com a grande maioria de nós militando na vida civil, compreendemos que na realidade não estávamos apenas sendo formados futuros Cadetes do Ar, mas sim futuros cidadãos brasileiros, aptos e instruídos para enfrentar a dura luta da vida.

E tudo isso foi obra do espírito visionário e realizador do então Brigadeiro do Ar João Camarão Telles Ribeiro. Que além de reger toda essa atividade, ainda tinha tempo para proporcionar-nos razantes vibradoras com seu eterno BeechCraft, mata sete.

Excelentíssimo senhor Tenente Brigadeiro Aviador João Camarão Telles Ribeiro, gostaria de pedir perdão pela emoção que ora me toma, porém é para mim uma imensa honra ser o porta voz da Turma de 68, e nesse momento ter o prazer de homenageá-lo, trazendo-lhe estas singelas palavras de agradecimento por nos haver propiciado uma instrução e experiência de vida, que agora, a maturidade, nos permite claramente compreender.

Caro Brigadeiro Camarão, daqui desse palanque o senhor tem o prazer de contemplar duas de suas maiores obras. Essa maravilhosa Escola Preparatória de Cadetes do Ar, obra de sua engenhosidade e formidável tino administrativo. E esse grupo de homens, honrados cidadãos brasileiros, obra de sua formidável visão humanística.

O senhor conseguiu construir, não apenas uma excelente Escola Preparatória de Cadetes, mas também uma excepcional Escola Preparatória de Cidadãos.

Muito obrigado, nosso eterno Brigadeiro Camarão.

68-114 Brasil
Abel Brasil Pedro
Asp. Of. Av. R2