Realizado em São Paulo no dia 14 de setembro de 2016, a comemoração de quinze anos de reuniões mensais no Restaurante O Compadre, foi um grande sucesso. O feito reuniu cinquenta e cinco pessoas, das quais trinta e quatro eram BQanos - amigos unidos há quarenta e oito anos.
O evento bem poderia ser resumido no histórico abaixo, relatado pelo nosso queridíssimo Piza. Entretanto, logo após a transcrição do texto e com a permissão do seu autor, acrescentarei algumas notas.
“DIA 14 DE SETEMBRO DE 2016: COMO DESCREVER O INDESCRITÍVEL?
HÁ 15 ANOS, EXATAMENTE JULHO DE 2001, POR FALTA DE UMA MELHOR OPÇÃO NO MOMENTO, ASSUMI UMA TAREFA "SIMPLES", DELEGADA PELO COMANDANTE DO PELOTÃO, O ENTÃO CORONEL COUTO FILHO, CONHECIDO COMO 68-393 ZIGOTÃO, QUANDO VOLTÁVAMOS DE UMA DAS GRANDES FESTAS DA TURMA 68 EM BQ, O ENAC 35, DE ENTRAR EM CONTATO COM OS COLEGAS RESIDENTES EM SÃO PAULO E CONVIDÁ-LOS PARA UMA REUNIÃO AQUI, SOB O PRETEXTO DE REVERMO-NOS.
DETERMINAMOS, POR ACLAMAÇÃO, NO DESEMBARQUE NA BASE AÉREA DE GUARULHOS, QUE IRÍAMOS NOS ENCONTRAR NA "SEGUNDA QUARTA FEIRA" DO MÊS. COMO AGOSTO FICARIA MUITO EM CIMA, RESOLVEMOS QUE SERIA EM SETEMBRO. E O DIA MARCADO FOI 12 DE SETEMBRO DE 2001. COISA FÁCIL, UMA VEZ QUE EU MESMO ERA UM DOS QUE NÃO TINHA TIDO CONTATO COM MAIS NINGUÉM DA TURMA DESDE 1982.
NESSA VIAGEM COLETEI TELEFONES E ENDEREÇOS DE ALGUNS PAULISTAS PRESENTES, E COM A INCANSÁVEL AJUDA DO GURU MESTRE DE TODOS OS TEMPOS, TEMÍSTOCLES, NOSSO "JEREMIAS - O BOM", CONSEGUI MAIS ALGUNS CONTATOS.
ATRAVÉS DE ALGUÉM, QUE HOJE JÁ NÃO ME LEMBRO MAIS QUEM, CONSEGUI UM LOCAL PARA ESSA REUNIÃO, UM BARZINHO EM MOEMA, BAIRRO CHICK AQUI NA CAPITAL, QUE PERTENCIA A UM "BICHO" DA TURMA DE 74.
COM UMA PRESENÇA BEM GRANDE, AINDA SOBRE EFEITO DO ENAC, FIZEMOS ESTA PRIMEIRA REUNIÃO, E FOI UMA REUNIÃO MARCADA PELA TRAGÉDIA DO ATAQUE TERRORISTA DE 11 DE SETEMBRO, ASSUNTO DOMINANTE.
QUIS O DESTINO QUE CONSTATÁSSEMOS QUE O LOCAL NÃO NOS ERA APROPRIADO, ERA APERTADO, SEM UMA COZINHA ADEQUADA, SEM ESTACIONAMENTO, APESAR DA GRANDE ACOLHIDA DOS DONOS. NOVAMENTE ENTRA EM CENA O CORONEL... COM SUA GRANDE INFLUÊNCIA E CONHECIMENTO DA REGIÃO DO PARQUE DA AERONÁUTICA EM SANTANA, ONDE ERA DO COMANDO (E CONTINUA SENDO ATÉ HOJE...), CONHECIA UM RESTAURANTE (NOVO NA ÉPOCA) QUE FICA DENTRO DE UM SHOPPING, NUM LOCAL DE FÁCIL ACESSO (AO LADO DA MARGINAL DO TIETÊ) E GRANDE, MUITO GRANDE.
FOMOS, ELE E EU, CONVERSAR COM O DONO, SR. OSMAR TEMPERANI, QUE NOS RECEBEU MUITO BEM (GRANDE COMERCIANTE QUE ERA) E MARCAMOS A PRÓXIMA REUNIÃO PARA OUTUBRO, E NUNCA MAIS SAÍMOS DE LÁ. ESPORADICAMENTE FAZEMOS UMA OU OUTRA REUNIÃO EM OUTROS LOCAIS, COMO SÍTIOS DE COLEGAS OU MESMO SUAS CASAS, MAS O NOSSO LOCAL PASSOU A SER, PREFERENCIALMETE, O RESTAURANTE, QUE POR TUDO ACIMA EXPLICADO PASSOU A SER CARINHOSAMENTE CONHECIDO COMO "O COMPADRE" do Coronel...
PALCO DE NOSSAS TRANSFORMAÇÕES E TESTEMUNHA DA GRANDE, ESPECIAL E ÚNICA AMIZADE, NOS ACOLHEU MENSALMENTE POR TODOS ESSES ANOS, E ONDE, HOJE, COMEMORAMOS OS QUINZE ANOS DE ENCONTROS, EVENTO MARCADO PELA MAIOR REUNIÃO DA TURMA 68 EM SÃO PAULO DE TODOS OS TEMPOS.
DESTACO NESTE MOMENTO MAIS UM IMPORTANTE PERSONAGEM DESTA HISTÓRIA, O "FERMENTO DO VALE DO PARAÍBA", O INCANSÁVEL MADUREIRA, QUE ASSUMIU SER "O PIZA" DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, E QUE FAZ O PESSOAL DA REGIÃO PARTICIPAR DAS REUNIÕES AQUI NA CAPITAL, ALÉM DE ME AJUDAR SEMPRE, E ATÉ "BANCAR" DESPESAS QUE ÀS VEZES TEMOS.
PARA ESTA FESTA, VIERAM COLEGAS/AMIGOS E FAMILIARES DE VÁRIAS CIDADES DO ESTADO E UM GRANDE CONTINGENTE DE MORADORES DO RIO DE JANEIRO, QUE CHAMAREMOS DE "CARIOCAS", MAS SABEMOS QUE, COMO AQUI, SOMOS MINEIROS, NORDESTINOS, NORTISTAS, SULISTAS E ATÉ CARIOCAS... MUITAS SURPRESAS EM UMA SÓ NOITE.
ESTIVERAM PRESENTES: O PROFESSOR TARCÍSIO ACOMPANHADO DA WANDA.
OS INSTRUTORES/VETERANOS: 68-284 Miyato (PQD 65) 66-069 Edson e Alex (filho) 66-094 Isaias (01 de 66)
O NOSSO AMADO "SER HÍBRIDO" (QUE FEZ UMA PARTE DA COBERTURA DO EVENTO) 67-382 Santos Oliveira e Marta 68-009 D'Araújo 68-038 João Batista e Eliane 68-043 Carvalho e Ivelize Liane (esposa do 68-058 Nurchis) 68-076 Godinho e Elaine 68-090 Fuchs 68-091 Edimilson 68-115 Brandão e Zeti 68-138 Yamamoto e Enilde 68-141 Madureira 68-142 Correia Ferreira e Clycie 68-186 Álvaro (Urupema) 68-193 Nelson 68-195 Marincek 68-205 Padilha 68-217A Ricardo 68-234 O.Lima 68-258 Nicolich e Norma 68-291 Temístocles e Helena 68-292 Zampronha 68-298 Outeiro 68-310 Uemura 68-311 Barzilai e Rose 68-323 Elanir e Mary 68-325 Jair 68-328 Piza e Dra. Ana Rita 68-330 Affonso e Cristina 68-331 Ribeiro Rosa 68-360 Antenor Eduardo Roveri (filho do 68-361) 68-380 Queiroz 68-384 Coelho Lopes 68-389 Coelho Pereira 68-393 Couto Filho 68-448 Cunha 68-452 Brabo
TOTALIZANDO, 55 PRESENTES, DISTRIBUIDOS EM: 01 de 65, 02 de 66, 01 de 67, 34 de 68, sendo 23 "paulistas" e 11 "cariocas".
TODOS ANCORADOS PELA "FABULOSA TURMA J", QUE ESTEVE PRESENTE COM SETE PRÉ-CADETES...
SEMPRE JUNTOS!”
Lido o relato do irmãozinho Piza, acrescento alguns fatos que marcaram essa noite: a alegria no ambiente foi, sem dúvida, contagiante; amigos que há anos não se viam se reencontraram; o número de participantes foi, provavelmente, melhor do que o esperado; houve um bolo comemorativo com a bolacha da Turma “Lanceiros a Roncar”; houve uma bela apresentação de slides, carinhosamente selecionados pelo Piza, que trouxe belas lembranças de momentos vividos no O Compadre, desde 2001, quando tudo ali começou; um banner alusivo ao evento foi pendurado numa parede (leiam os dizeres numa das fotos do álbum), contracenando com a insígnia da Turma, pendurado em outra; Dra. Ana Rita, filha do Piza, foi incansável na tarefa de fotografar, já que o papai estava a “mil por hora” na tarefa de certificar-se de que tudo transcorria bem (e transcorreu, é claro!); de microfone à mão, Piza agradeceu a todos pela presença, principalmente aos Cariocas, que ajudaram a encher a casa com o seu efetivo; Piza proferiu algumas palavras de agradecimento aos proprietários do restaurante, Sra. Rosa Temperani e o filho Marcos, entregando a eles outro exemplar do banner comemorativo dos quinze anos de reuniões mensais naquele local; Piza entregou, ainda, uma miniatura do banner aos casais presentes; Couto Filho, o Coronel, levou uma lembrança em caixa de acrílico – um HSI (Hot Section Inspection) –, peça importante de aeronave, acompanhado da seguinte mensagem:
Queridos amigos da Turma de 68 e queridos amigos do “O Compadre”,
Esta especial noite nos traz um misto de muita alegria e de muita emoção. Muita alegria por estarmos com tantos amigos e familiares celebrando 15 anos de reuniões mensais neste nobre restaurante que nos acolhe carinhosamente e nos trata com muita distinção, e muita emoção pelas lembranças dos amigos que já estiveram presentes em tantos encontros que aqui tivemos, e que decolaram para voos mais altos rumo ao céu, como o nosso querido anfitrião Osmar e os irmãos de 68 Roveri, Brasil, Durante, Lins, Monte, Rancharia , Justiniano ... que eu me recordo neste instante.
Peço permissão para ler um pensamento sobre o que é ser amigo.
“Amigo é um anjo que está sempre do nosso lado, mesmo que esteja distante; É aquele que compartilha as nossas alegrias e minimiza as nossas tristezas; É aquele que se cala nas horas certas e dentro desse silêncio nos diz tudo; É aquele que nos aceita, não pelo que temos, mas pelo que somos; Amigo verdadeiro é anjo, é paz, é tudo!”
Em nome dos amigos da Turma de 68 da EPCAR, faço a entrega deste singelo presente aos amigos do O Compadre, que simboliza o nosso reconhecimento e a nossa gratidão por nos receber e nos tratar tão bem nesses 15 anos de felizes encontros.
Que Deus os ilumine sempre! Que Deus abençoe sempre a amizade da Turma de 68. SEMPRE JUNTOS!
Na caixa de acrílico com o presente há uma plaqueta onde se lê:
À Família Temperani e à equipe “O Compadre”, O nosso reconhecimento pela especial atenção e a nossa gratidão pela cordialidade nesses 15 anos de reuniões mensais, neste agradável restaurante, proporcionando à Turma de 1968 da Escola Preparatória de Cadetes do Ar memoráveis e felizes encontros. SP, 14 set 2016 “SEMPRE JUNTOS!”
O resto foi só comemoração, muito bate-papo, confraternização no seu mais alto grau e o corte e distribuição do bolo.
Agradecemos ao Grande Piza e aos seus “braços-direitos” (se é que podemos ter mais de um...!) – Couto Filho, Madureira e Ana Rita –, pelo empenho e organização do evento. Com certeza usaram muitas horas dos seus preciosos tempos para manterem contatos e colocarem tudo nos trinques.
Nossos agradecimentos também aos que lá estiveram, sem os quais o sucesso não teria sido o mesmo.
Ate um novo encontro e abraços a todos.
Santos Oliveira e Piza santos.oliveira.ca@gmail.com stpiza@uol.com.br
|