ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA TEM NOVO CHEFE
 

Em solenidade realizada na Base Aérea de Brasília no dia 11 de abril de 2014, deu-se a transferência da Chefia do Estado-Maior da Aeronáutica entre dois membros da Turma de 68 da EPCAR: Ten Brig Ailton dos Santos Pohlmann e Ten Brig Ricardo Machado Vieira.

Presentes na cerimônia o Ministro da Defesa, Celso Amorim; o Comandante da Marinha, Almirante Julio Soares de Moura Neto, além de outros oficiais-generais da Marinha; oficiais-generais do Exército; o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Ari Matos Cardoso; os ex-ministros da Aeronáutica, Lélio Viana Lobo e Mauro José Miranda Gandra; várias autoridades civis e militares, e, de muita relevância, uma legião de cerca de sessenta amigos da Turma de 68, na maioria do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.

 

Com a assunção da chefia do EMAER, o Ten Brig Machado passa a ser o último representante da sua Turma na ativa, enquanto o Ten Brig Pohlmann, já na reserva, ocupará o cargo de Chefe do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER).

 

No seu discurso de despedida, Pohlmann não poupou agradecimentos e a sua querida Turma da EPCAR também foi lembrada. Seguem-se suas últimas palavras como chefe do EMAER:

 

PRONUNCIAMENTO 006/EMAER/2014

PASSAGEM DE CHEFIA DO EMAER E DESPEDIDA DO SERVIÇO ATIVO

Brasília, 11 de abril de 2014.

 

   TÍNHAMOS DUAS MANEIRAS DE REALIZAR ESTA SOLENIDADE DE TRANSMISSÃO DO CARGO DE CHEFIA DO ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA E DE DESPEDIDA DO SERVIÇO ATIVO DESTE OFICIAL GENERAL.

 

   A PRIMEIRA DELAS SERIA NO PÁTIO DA BASE AÉREA DE BRASÍLIA COM A PRESENÇA DAS AUTORIDADES, DE NOSSOS CONVIDADOS E COM A TROPA FORMADA PARA PRESTAR UMA ÚLTIMA HOMENAGEM A ESTE VELHO GUERREIRO. UMA CERIMÔNIA BELÍSSIMA, POREM REVESTIDA DE UMA IMENSA CARGA EMOCIONAL.

 

   COMO SERIAM ADMINISTRADOS POR ESTE VELHO CORAÇÃO OS “FLASH” QUE CERTAMENTE VIRIAM À MEMÓRIA NAQUELE MOMENTO E NAQUELA CIRCUNSTÂNCIA?

 

   COMO SERIAM LEMBRADAS AS PASSAGENS MARCANTES DESTES MAIS DE 46 ANOS VIVIDOS COM DEDICAÇÃO QUASE QUE EXCLUSIVA À MINHA FORÇA AÉREA?

 

   A CHEGADA À ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO AR, EM BARBACENA, LÁ PELOS IDOS DE 1968, TENDO DEIXADO PELA PRIMEIRA VEZ O ACONCHEGO DO LAR PATERNO, AINDA GURI, COMO SE COSTUMA DIZER NO MEU RIO GRANDE DO SUL, PARA JUNTAR-ME A 450 JOVENS DOS MAIS DIVERSOS RINCÕES DO NOSSO PAÍS. 450 COMPANHEIROS DESCONHECIDOS QUE, COM O PASSAR DO TEMPO TIVE O PRIVILÉGIO DE PODER CHAMAR DE AMIGOS.

 

   A IDA PARA O SAUDOSO CENTRO DE PREPARAÇÃO DE PILOTOS MILITARES, EM NATAL NO RIO GRANDE DO NORTE ONDE, SEM IDADE SUFICIENTE PARA PODER TIRAR A CARTEIRA NACIONAL DE  HABILITAÇÃO, SENTI PELA PRIMEIRA VEZ O ORGULHO – QUASE QUE PECAMINOSO, DE PILOTAR SOZINHO UMA AERONAVE À JATO PELOS CÉUS NORDESTINOS.

 

   OS TRÊS ANOS DE ACADEMIA, EM PIRASSUNUNGA, APERFEIÇOANDO OS CONHECIMENTOS TÉCNICOS DE AVIADOR E, SOBRETUDO, SENDO PREPARADO PARA TORNAR-ME UM OFICIAL DA FORÇA AÉREA.

 

   A VOLTA AOS CÉUS NORDESTINOS PARA, JÁ OFICIAL,TRANSFORMAR-ME EM UM PILOTO OPERACIONAL E DEPOIS TRANSMITIR CONHECIMENTOS A QUATRO GERAÇÕES DE NOVOS OFICIAIS AVIADORES.

 

   A PASSAGEM PELOS ESQUADRÕES OPERACIONAIS, O INGRESSO NA ÁREA DE DEFESA AÉREA E CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO ONDE LABUTEI POR MAIS DE VINTE E SEIS ANOS EM UM SETOR NO QUAL O NOSSO PAÍS É SOBEJAMENTE RECONHECIDO NO CENÁRIO INTERNACIONAL, PELO TRABALHO DE EXCELENCIA QUE REALIZA.

 

   OS PERÍODOS DE COMANDO NO 2º/1º GRUPO DE COMUNICAÇÃO E CONTROLE NA BACO, QUANDO RECEBEMOS E INICIAMOS A OPERAÇÃO DE DOIS RADARES TRANSPORTÁVEIS; EQUIPAMENTOS À ÉPOCA CONSIDERADOS OS MAIS MODERNOS EXISTENTES NA AMÉRICA DO SUL, A CHEFIA DO SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO VOO DE PORTO ALEGRE E O COMANDO DO SEGUNDO CENTRO INTEGRADO DE DEFESA AÉREA E CONTROLE DE TRAFEGO AÉREO, EM CURITIBA, QUE TEM SOB SUA RESPONSABILIDADE O CONTROLE E A MANUTENÇÃO DA INVIOLABILIDADE DE TODO O ESPAÇO AÉREO DA REGIÃO SUL E PARTE SIGNIFICATIVA DAS REGIÕES SUDESTE E CENTRO-OESTE DO NOSSO PAÍS.

 

   OS DOIS ANOS REPRESENTANDO A NOSSA FORÇA AÉREA NO EXTERIOR E O RETORNO AO BRASIL, JÁ COMO OFICIAL GENERAL, PARA ASSUMIR O SUBDEPARTAMENTO DE OPERAÇÕES DO DECEA E, POSTERIORMENTE, A VICE-DIREÇÃO DAQUELE DEPARTAMENTO QUANDO, OMBREANDO COM EXCEPCIONAIS COMPANHEIROS, ENFRENTAMOS OS MAIS DIFICEIS PERÍODOS DO SISTEMA DEVIDO AOS DOIS ACIDENTES CATASTRÓFICOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA DA AVIAÇÃO COMERCIAL BRASILEIRA.

 

   A EXPERIÊNCIA IMPAR NO TERCEIRO COMANDO AÉREOREGIONAL, NO RIO DE JANEIRO, OS DOIS ANOS A FRENTE DA VICE-CHEFIA DO EMAER E, JÁ NO ÚLTIMO POSTO DA CARREIRA, DIRIGINDO O DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AEROESPACIAL, ORGANIZAÇÃO DE EXCELÊNCIA QUE É UM DIFERENCIAL DO COMANDO DA AERONÁUTICA.

 

   A SATISFAÇÃO DE ENCERRAR A CARREIRA CHEFIANDO O ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA ONDE, NESTES ÚLTIMOS OITO MESES, PUDE CONTAR COM O APOIO DESTE EXTRAORDINÁRIO GRUPO DE MULHERES E HOMENS, CIVIS E MILITARES QUE, COM SEUS ESFORÇOS, TORNARAM MENOS DIFÍCIL A MISSÃO DE BEM ASSESSORAR O COMANDANTE DA AERONAUTICA NAS TOMADAS DE DECISÕES RELATIVAS AOS TEMAS MAIS IMPORTANTES NO AMBITO DO COMAER.

 

   LÁ FORA SENHORES E SENHORAS, TERIA SIDO MUITO MAISDIFÍCIL!

 

   AQUI ENTRE ESTAS QUATRO PAREDES, CASO A VOZ FICASSE PRESA NA GARGANTA E O CORAÇÃO PULSASSE MAIS RÁPIDO E MAIS FORTE, EU PODERIA, DEVIDO A PROXIMIDADE FÍSICA, BUSCAR O APOIO TÃO IMPORTANTE E NECESSÁRIO.

 

   PODERIA, VOLTANDO-ME PARA O LADO DIREITO, VISLUMBRAR ROSTOS CONHECIDOS DOS MEUS ANTIGOS COMANDANTES, CHEFES E DIRETORES QUE SEMPRE ME BRINDARAM COM PALAVRAS DE INCENTIVO E ORIENTAÇÕES SEGURAS.

 

   TERIA AO ALCANCE VISUAL OS COMPANHEIROS DE ONTEM E DE HOJE COM OS QUAIS TIVE O PRIVILÉGIO DE CONVIVER NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS NO ALTO COMANDO DA AERONÁUTICA ONDE JUNTO TOMAMOS AS DECISÕES QUE ORIENTARAM OS DESTINOS DA NOSSA INSTITUIÇÃO.

  

   TERIA AQUI DENTRO A POSSIBILIDADE DE MIRAR OS ROSTOS DE ALGUNS DAQUELES JOVENS AMIGOS DE 68 DA TURMA “SEMPRE JUNTOS” QUE APESAR DE MARCADOS PELAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS AINDA CONSERVAM AQUELE “BRILHO NO OLHAR” - PRIVILÉGIO DOS SONHADORES - E COM QUEM SEMPRE COMPARTILHEI E DIVIDI CADA UM DOS PEDACINHOS DAS ESTRELAS QUE A FORÇA AÉREA COLOCOU SOBRE OS MEUS OMBROS.

 

   ASSIM ESTÁ SENDO MUITO MAIS FÁCIL!

 

   FINALMENTE É CHEGADA A HORA DOS AGRADECIMENTOS; E CREIAM, EU TENHO MUITO A AGRADECER.

 

   NÃO VOU DE MANEIRA NENHUMA CITAR NOMINALMENTE AS MULHERES E OS HOMENS COM OS QUAIS INTERAGI NESTAS QUASE CINCO DÉCADAS. SÃO MUITOS E EU, CERTAMENTE, CORRERIA O RISCO INDESCULPÁVEL DE OLVIDAR ALGUNS DELES.

 

   ASSIM, SOLICITAREI MAIS UMA VEZ A PERMISSÃO AO MEU COMANDANTE, EXCELENTÍSSIMO SENHOR TENENTE-BRIGADEIRO-DO-AR JUNITI SAITO, PARA EM SEU NOME, AGRADECER ÀQUELAS PESSOAS QUE, DE ALGUMA MANEIRA, ME ACOMPANHARAM NESTA LONGA JORNADA.

 

   OS SENHORES E AS SENHORAS FORAM MUITO IMPORTANTES NESTE MEU CAMINHAR!

 

   COMPANHEIROS DO ALTO COMANDO DA AERONÁUTICA; OBRIGADO PELA AMIZADE E COMPREENSÃO COM QUE ME DISTINGUIRAM EM TODOS OS MOMENTOS. CONTINUEM TRABALHANDO PELO ENGRANDECIMENTO DA NOSSA QUERIDA FORÇA AÉREA COMO SEMPREM FIZERAM QUE EU CONTINUAREI ACOMPANHANDO O DIA A DIA DE VOSSAS EXCELÊNCIAS. DEIXO AQUI DE PÚBLICO UMA PROMESSA: EM NENHUM MOMENTO OS SENHORES TERÃO DESTE COMPANHEIRO NA RESERVA OUTRAS PALAVRAS QUE NÃO SEJAM DE INCENTIVO. BOA SORTE!

 

   CAROS AMIGOS DO ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA; MUITO GRATO PELA FIDALGUIA COM QUE ME ACOLHERAM NO SEIO DESTA COMUNIDADE E PELO ESFORÇO QUE FIZERAM PARA TORNAR TÃO MAIS FÁCIL O MOMENTO QUE HOJE VIVO. TENHO CERTEZA DE QUE DA MESMA MANEIRA RECEBERÃO O TENENTE-BRIGADEIRO MACHADO, MEU COLEGA E AMIGO DE MAIS DE 46 ANOS E DERRADEIRO REPRESENTANTE DA TURMA DE 68 NO SERVIÇO ATIVO DO COMANDO DA AERONÁUTICA, BEM COMO A SUA ESPOSA FÁTIMA, MINHA AMIGA, SEUS FILHOS, GENROS E NETOS. SEJA MUITO BEM VINDO MEU IRMÃO! AGRADEÇO AOS MEUS IRMAOS, IRMÃS E SOBRINHOS AQUI PRESENTES QUE ME TRAZEM A LEMBRANÇA DE MEUS VELHOS E QUERIDOS PAIS QUE JÁ PARTIRAM PARA OUTRAS PARAGENS MAS, COM TODA A CERTEZA, ESTÃO ME ACOMPANHANDO NESTE EVENTO COMO SEMPRE O FIZERAM, PERMANECENDO AO MEU LADO.

 

   E COMO AGRADECER A MINHA OUTRA FAMÍLIA; MINHA ESPOSA SIRLEI, COMPANHEIRA DE MAIS DE QUARENTA ANOS, MINHAS FILHAS JANIRA E RAQUEL E MEU GENRO EWAGNER PASSAMOS BONS E MAUS MOMENTOS.

 

   VOCÊS SEMPRE ENTENDERAM QUE A FAMÍLIA FORÇA AÉREA BRASILEIRA É EXTREMAMENTE EXIGENTE E EM TODOS OS INSTANTES LUTAVA PARA TER A PRIMAZIA DA MINHA ATENÇÃO E, NA MAIORIA DAS VEZES, A BATALHA PENDIA PARA O LADO DELA! AGORA CHEGOU A HORA DE EU VOLTAR PARA O LAR; VELHO E CANSADO DA BATALHA, TALVEZ MUITO MAIS TENDO PARA RECEBER DO QUE PARA OFERTAR.

 

   CONTINUAREMOS NEGOCIANDO!

 

   POR ÚLTIMO E POR SER O MAIS IMPORTANTE FICOU O AGRADECIMENTO AO SENHOR MEU DEUS QUE ME ACOMPANHOU EM TODOS OS MOMENTOS DA MINHA EXISTÊNCIA. QUE NA ESTRADA PERCORRIDA COLOCOU ALGUNS POUCOS OBSTÁCULOS E DIFICULDADES PARA QUE EU MELHOR PUDESSE AVALIAR E ME REGOZIJAR COM OS INFINITOS EPISÓDIOS DE VITÓRIAS,CONQUISTAS E REALIZAÇÕES PESSOAIS, QUE ME DEU SAÚDE E FORÇA PARA CAMINHAR COM FÉ NA BUSCA DE, “LUTANDO O BOM COMBATE”, ATINGIR TODOS OS OBJETIVOS AOS QUAIS ME PROPUS.

 

  COM RECEIO DE ESTAR ABUSANDO, PEDINDO MUITO MAIS DO QUE MEREÇO OU TENHO DIREITO, ESPERO QUE O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, COM SUA INFINITA BONDADE E SABEDORIA, CONTINUE ABENÇOANDO E ILUMINANDO O CAMINHO DE CADA UM DE NÓS.

 

   A TODOS OS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS QUE VIERAM AQUI HOJE, ABRAÇAR ESTE AMIGO QUE SE DESPEDE E QUE, COM SUAS PRESENÇAS TANTO ABRILHANTARAM ESTA SOLENIDADE,

 

O MEU MAIS SINCERO MUITO OBRIGADO.

A nós, da Turma SEMPRE JUNTOS, só nos cabe agradecer ao grande amigo Pohlmann por tão bem ter representado a “Nação 68” ao longo desses quarenta e seis anos. Chegou ao mais alto posto da ativa na Força Aérea com competência e perseverança, enchendo-nos de orgulho e admiração. 

 

Ao não menos amigo e companheiro Machado, “último dos moicanos” nessa história, cabe-nos agora desejar-lhe muita tranquilidade, sabedoria, e o discernimento de sempre, para levar a bom termo suas últimas metas enquanto na ativa.

 

As fotos registrando os principais momentos dessa solenidade poderão ser vistas através do link

https://plus.google.com/u/0/photos/112641233165554609182/albums/6001442363864872065?cfem=1&authkey=COX0jefv-oKecA

  

Por último, parabéns à TURMA SEMPRE JUNTOS pela belíssima demonstração de consideração,  companheirismo e união.

 

Com o meu abraço,

 

Texto e fotos

Santos Oliveira

santos.oliveira.ca@gmail.com