O IV ECG aconteceu em Florianópolis, no período de 22 a 25 de junho de 2023, com os participantes hospedados no Jurerê Beach Village, na praia de Jurerê.
Compareceram ao IV ECG e ficaram hospedados no hotel: Meira (68/021) e Maria; Muniz (68/081), Laurita e Vera, irmã dele; Perfeito (68/095) e Lucy; Brandão (68/115) e Zete; Álvaro (68/186) e Sônia; Rezende (68/221) e Vladenir (68/308) e Arinete. No sábado compareceram ao almoço o Félix (68/106), vindo de Itajaí, e Silva Leal (68/428), agora morador de Florianópolis.
Cabe aqui, ainda, mencionar a ligação de vídeo feita pelo Ribas, diretamente de Portugal, onde está residindo, saudando-nos pelo Encontro e lamentando não ter podido estar conosco. Mas teve a oportunidade de falar com todos e isso é o que importa. Valeu, irmão!
Da programação constou um jantar, no dia 25, realizado no restaurante do hotel. No dia seguinte foi realizado um city tour, incluindo visita à Fortaleza de São José da Ponta Grossa, almoço num restaurante na praia da Barra da Lagoa, além de passagem pela praia da Joaquina, Lagoa da Conceição, Centro da cidade, ponte Hercílio Luz e terminando em Santo Antonio de Lisboa, bairro com construções açorianas, para um lanche de fim de tarde; à noite, jantar regado a muito papo. No sábado, almoço num restaurante na praia de Jurerê e, à noite, um papo regado a vinhos e petiscos. Belezas e gastronomia com foco na cozinha local, regados a alguma bebida e variados assuntos, das saudades dos tempos de Barbacena aos temas atuais, sempre tendo em mente que “o idoso é o jovem que deu certo!”, como disse alguém. E não vamos questionar a particularidade, pois já há entre nós quem saia de casa com duas listas: a do supermercado e a da farmácia!
Como costuma acontecer em todos os Encontros, alguns dos participantes chegaram mais cedo ou retornaram às suas bases mais tarde. Sorte a deles que puderam contar com o apoio dos anfitriões e foram agraciados com passeios adicionais. Quem chegou no primeiro dia do Encontro, também recebeu o seu mimo, ter sido recebido no aeroporto e levado a um passeio extra. Houve quem fosse até Balneário Camboriú, assim como quem tenha ido ao Ribeirão da Ilha ou por outras praias da Ilha. Afinal, a programação é uma referência!
O menor número de participantes trouxe ao Encontro um clima pleno de informalidade e de grande interação, favorecido pelas condições climáticas, com temperaturas médias mais elevadas para esta época do ano. Houve, até, quem tenha se arriscado a um banho de mar.
As fotos que seguem dão uma idéia do que rolou nos “bastidores”.
Que venha o próximo Encontro da Confraria do Gole, em “algum lugar desta Federação”, como diz um verso do Expresso Rural, conjunto musical regional, que marcou época aqui em Santa Catarina.