NOSSO "ÁS" ALÇA UM VÔO MAIS ALTO


23/02/2004



68-273


GUILHERME DANTAS ARBOÉS

Avião Bimotor cai e mata piloto e co-piloto



O avião Bimotor PT-EBU, de fabricação da Embraer, pertencente à empresa Bentivi Táxi Aéreo, caiu por volta das 11h de ontem, a 2 quilômetros do centro da Cidade de Monsenhor Gil, a 56 quilômetros de Teresina. A aeronave estava retornando da cidade de Picos, a 311 quilômetros da capital, apenas com o piloto e o co-piloto no seu interior, que acabaram morrendo. O piloto Mauro César Nogueira Miranda, 32 anos, casado, ainda recebeu os primeiros socorros no local, feito pelo médico Lúcio Flávio, sendo depois levado para o Hospital de Monsenhor Gil, onde segundo o médico de plantão, David Cardoso, ele já chegou sem vida. O piloto Guilherme Dantas Arboés, que na ocasião do acidente vinha como co-piloto, ficou preso entre as ferragens da aeronave e teve morte imediata. O médico David Cardoso disse que Mauro César sofreu fraturas expostas nos membros inferior e superior do corpo.
Moradores de Monsenhor Gil ficaram apavorados quando viram o avião sobrevoar acima das residências, quase atingindo o telhado, com um ruído no motor. Depois, eles perceberam o avião cair e fazer um grande barulho.
O médico David, que também esteve no local do acidente, acredita que o trem de pouso não chegou a ser acionado. A aeronave, mesmo com o impacto no chão, não chegou a explodir ou incendiar. O acidente ocorreu a 800 metros da BR-316.
A Infraero recebeu uma ligação telefônica no aeroporto de Teresina comunicando sobre o acidente, por volta das 11h40min de ontem. A aeronave tem espaço para comportar oito pessoas. O avião iria pousar no Aeroporto Nossa Senhora de Fátima, na zona Leste de Teresina.
Uma amiga da família de um dos pilotos disse no início da noite de ontem que eles foram deixar passageiros em Picos e estavam retornando para a capital. Antes, o avião fez outra viagem para Parnaíba. Amigos das famílias dos pilotos suspeitam de que pode ter faltado combustível no avião. O piloto Guilherme Dantas Arboés, era aposentado da Força Aérea Brasileira. Ele era um piloto experiente e dos melhores que atuavam em Teresina. O corpo de Major Arboés foi velado na Capela do Hospital Getúlio Vargas. Hoje, o corpo será trasladado para Natal, no Rio Grande do Norte, onde será sepultado. Arboés era casado e morava no bairro São Cristovão, na zona Leste de Teresina. Já o corpo do piloto Mauro César, foi velado na Igreja Presbiteriana e será sepultado hoje, no Cemitério São Judas Tadeu, na zona Leste da Capital. Mauro morava no bairro São Pedro, na zona Sul de Teresina. Técnicos da Aeronáutica chegam hoje à Teresina para investigar as causas do acidente. Segundo o capitão Costa Lima, do Gapi, o piloto ainda sobrevoou a cidade de Monsenhor Gil, tentando fazer um pouso forçado. Os corpos dos pilotos foram removidos para Teresina e submetidos a exames no IML, de onde foram liberados no início da noite de ontem.


O SÁBADO  CORRIA SEM NOVIDADES NO PORTÃO DE ENTRADA DO CÉU.

O PESSOAL VINHA CHEGANDO, RECEBENDO  A SENHA E TOMANDO DESTINO; NADA  QUE PERTURBASSE A INFINITA CALMA.

DE REPENTE O ANJO GUARDIÃO DE SERVIÇO  CHEGOU ESBAFORIDO NO ESCRITÓRIO DE SÃO PEDRO, QUE ARRISCAVA UMA OLHADINHA FURTIVA NO CARNAVAL DO BRASIL, PAÍS DA SUA PREDILEÇÃO.

 

----- CHEFE, UM MALUCO ACABA DE POUSAR COM O AVIÃO E ESTÁ TAXIANDO EM DIREÇÃO AO SEU ESCRITÓRIO. ANTES DISSO DEU VÁRIOS RASANTES ESPANTANDO O PESSOAL DA FILA DE ADMISSÃO E FEZ VÁRIAS PIRUETAS  PRÓXIMO AO PORTAL, ARRANCANDO  AS  BANDEIROLAS ANGÉLICAS. NÃO SATISFEITO ATERRISSOU NA ESPLANADA DE ENTRADA, DEU UM CAVALO-DE-PAU, ABRIU A CAPOTA DO AVIÃO  DANDO ADEUSINHO PARA A EQUIPE  DE  SERVIÇO QUE ESTAVA APAVORADA ATIRANDO PARA CIMA AS ALMOFADAS DA SALA DE RECEPÇÃO E .......

 

A  PORTA, QUE HAVIA FICADO ABERTA,  DEU PASSAGEM  A UMA FIGURA VESTIDA COM UM MACACÃO LARANJA, CHEIO DE BOLACHAS, ÓCULOS ESCUROS  “OKAPA NEGÃO”, CACHECOL COLORIDO ESVOAÇANDO AO VENTO CELESTIAL, ANDAR DE  “COWBOY”   DE  FAROESTE AMERICANO E UM LARGO SORRISO ACOMPANHADO DE UM DEDO TORTO APONTADO  NA DIREÇÃO DE SÃO PEDRO:

 

------- PORRA, DEDÉ, TU “FOSSE” ME CHAMAR LOGO AGORA, SEM AVISO, DEPOIS DE TANTAS CHANCES QUE EU LHE DEI DESDE QUE ENTREI NA EPCAR? E LOGO NO

SÁBADO DE CARNAVAL...?

 

SÃO PEDRO, ATÔNITO, FRANZIU AS SOBRANCELHAS, ESBOÇOU UM ESGAR DE IRA SANTA, MAS LEVANTOU-SE RAPIDAMENTE ( SEM ESQUECER DE DESLIGAR O COMPUTADOR  AJUSTADO  EM  MOMO/BRASIL); SORRINDO DE ORELHA A ORELHA E ABRAÇANDO O VISITANTE( OU INQUILINO?):

 

------- GUILHERME  DANTAS ARBOÉS, SEJA BEM-VINDO AO CÉU, ISTO AQUI, SEM VOCÊ,  ESTAVA UM MARASMO SÓ...

 

AÍ O ANJO GUARDIÃO PENSOU EM PEDIR DESLIGAMENTO  DAS HOSTES CELESTIAIS.

COMO É QUE AQUELE INDISCIPLINADO CONSEGUIRA CATIVAR O VELHO E DURO PEDRO SÓ COM UM SORRISO E UMA  RECLAMAÇÃO?

FOI AO COMPUTADOR E  PROCUROU A FICHA DO DITO CUJO E AÍ FICOU EMBASBACADO...

 

QUE  FICHA, QUE “CURRICULUM”, QUE HISTÓRIA, QUE VIDA...

CLICOU EM IMPRIMIR E ESPEROU,  A IMPRESSÃO DA DITA VIDA FOI DEMORADA, POIS NO CÉU TUDO É REGISTRADO NOS MÍIIIIIINIMOS DETALHES. E ESSE ARBOÉS ERA UMA FERA.....

 

NORDESTINO, FALANTE, ENVOLVENTE, EPCAR 1968, APRENDEU A VOAR NO CFPM, EM NATAL, NO ANO DE 1971 E FORMOU-SE  NA AFA EM 1974.PERMANECEU NA FORÇA AÉREA ATÉ O POSTO DE MAJOR AVIADOR  E NELA  FEZ A SUA  FAMA.

 

SOMANDO-SE TUDO O QUE O CELESTIAL PC INFORMAVA, O GUARDIÃO CONCLUIU QUE A PRINCIPAL QUALIDADE DO RECÉM-CHEGADO FORA A CAPACIDADE DE CONVENCER OS SEUS PRÓXIMOS E TAMBÉM OS DISTANTES QUE ERA TUDO O QUE DIZIA SER E MUITO MAIS...

 

ONDE QUER QUE ESTIVESSE ESTAVA A CONTAR CASOS, LEMBRANDO FATOS E BRINCANDO.MESMO NOS MOMENTOS MAIS SÉRIOS  CONSEGUIA ALIVIAR A TENSÃO.

COMO PILOTO  FORA RECONHECIDAMENTE MUITO BOM, VOOU  BASTANTE, DIFERENTES AERONAVES, REFERENDANDO A SUA FAMA NA FAB COM O CÓDIGO  BRUXO, QUANDO  PILOTO  DE  PROVAS NO PARQUE DE MATERIAL AERONÁUTICO DE RECIFE.

FOI CAMPEÃO DE EJEÇÕES EM AERONAVE AT-26 XAVANTE (TRÊS) .

 

QUANDO ERA ESTAGIÁRIO EM NATAL, NO ANO DE 1975, AO RETORNAR DE UM VÔO NOTURNO SOLO, EM QUE PERSEGUIRA UM DISCO VOADOR NA ÁREA DE INSTRUÇÃO, REALIZOU UM BELÍSSIMO POUSO SEM TREM, POIS O AVIÃO E O PILOTO NADA SOFRERAM.

 

TAMBÉM FOI CAMPEÃO EM CAPOTAGENS  DE CARROS, VIAJANDO  SEMPRE COMO PASSAGEIRO COM O PESSOAL DA TURMA, NA ÉPOCA DA EPCAR E AFA.

E TUDO ISSO ERA MOTIVO DE GRANDES NARRATIVAS  QUANDO SENTAVA À MESA  DE  BAR DOS CASSINOS DE OFICIAIS  E OUTROS, FAZENDO  QUE A RODA DE OUVINTES ESTIVESSE SEMPRE ABARROTADA, ATENTA  AO CAUDAL DE FATOS, NOMES E DATAS  QUE FLUÍAM COM NATURALIDADE E HUMOR.

COMO TODO O OFICIAL AVIADOR RODOU O BRASIL VOANDO E MORANDO EM DIVERSAS LOCALIDADES:SÃO PAULO, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS,NATAL, RECIFE, BELÉM.

DEIXOU  EM TODOS ESSES LOCAIS  LEMBRANÇAS, PRINCIPALMENTE DE SUAS PROEZAS AVIATÓRIAS E OUTROS FEITOS.

 

SAINDO DA FAB, FOI VOAR  DC-3 DOUGLAS( C-47), NOS GARIMPOS DA AMAZÔNIA; BOEING 737200 NA VASP E APÓS PEQUENAS AERONAVES EM VÔOS FRETADOS, VINDO FINALMENTE FIXAR-SE EM TERESINA(PI) ATÉ A TARDE DO SÁBADO DE CARNAVAL.

 

DEPOIS DESSE BREVE RESUMO, POIS COMO O PC DO CÉU, GASTARÍAMOS MUITAS LAUDAS CONTANDO ESSA VIDA, É IMPORTANTE LEMBRARMOS COM  ALEGRIA, MUITA ALEGRIA, DE UMA “ÁGUIA”, COMO ELE MESMO SE COGNOMINAVA, QUE ALÇOU O VÔO DA VIDA, POUSANDO EM MUITOS GALHOS.

ALGUNS QUEBRARAM-SE COM O SEU PESO, A MAIORIA CONSEGUIU SUSTENTÁ-LA E O SEU VÔO CONTINUOU.

 

TALVEZ PARA MUITOS TENHA SIDO UM  VÔO   AVENTUROSO DEMAIS, AFINAL NUNCA AGRADAMOS A TODOS, MAS FOI UM GRANDE VÔO.

SINGROU OS CÉUS E OS PREENCHEU COM MUITAS ESTÓRIAS ; FEZ MUITOS AMIGOS; DEIXOU FILHOS, INCLUSIVE UM COM TRÊS ANOS DE IDADE; PLANTOU ÁRVORES; ESCREVEU MUITO; COMETEU ERROS E ACERTOS, COMO TODOS NÓS.

 

E FINALMENTE FOI CHAMADO QUANDO VOAVA, COMO SEMPRE QUIS E VIVEU.

CARO ARBOÉS, QUE O CÉU POSSA ALEGRAR-SE E RIR COM AS SUAS ESTÓRIAS NO BAR DO PARAÍSO DOS AVIADORES COMO FIZESTE   CONOSCO AQUI EM BAIXO ...

UM  ATÉ BREVE DA TURMA DE 68....                            

68-441  JOÃO LUIZ


 

FECHE A JANELA PARA RETORNAR