Março 2008


TRANSA EM COPACABANA 

 

Se estão pensando em sacanagem, podem ir tirando o cavalinho da chuva. O título da reportagem só quer dizer que no dia 13 de março de 2008 uma meia dúzia de amigos residentes no Rio se reuniram no Bar Restaurante Pizzaria TRANSA, localizado na esquina da Av. Atlântica com Rua Bolívar, em Copacabana, para recepcionar nada mais nada menos que o nosso querido amigo Perfeito (68-095), vindo a negócios à cidade. Nesse local o que rolou na verdade foi um bom papo, petiscos, refrigerantes, chopes, e - como há gosto para tudo – até uma boa caninha. Quem pediu? Ah, isso não vem ao caso...! O que importa é que a oportunidade de confraternizarmos junto a um grande amigo não foi perdida.

 

Agradecemos ao Perfeito por ter-nos avisado com antecedência sobre a sua vinda ao Rio, para que tivéssemos tempo hábil de nos programarmos e fazer-lhe companhia. Valeu mesmo, amigo!

 

Seguem-se algumas fotos tiradas naquela noite.

 


Romar, Corrêa Ferreira, Lazzari, Santos Oliveira, Perfeito e Temístocles.

 


Caldas, Romar, Perfeito e Corrêa Ferreira.

 


Caldas, Perfeito, Werneck e Temístocles.

 


Empunhando, insinuante, uma garrafa de Ypióca...

 


 
... o garçom faz uma pergunta inocente: - O senhor aceita uma pinga?!

 

Recusando-me a responder se “ele” aceitou, vou me despedindo por aqui.

 

Aquele abraço e ...

 

                                    ... SEMPRE JUNTOS!

 

                                                                                 Santos Oliveira

 

 

 

 

 

 


Em 01/03/2008 

 

O dia 1° de março - dia oficial de matrícula dos Pré-cadetes da Turma de 68 da EPCAR -, foi marcado pelas comemorações dos seus quarenta anos em pelo menos três locais: Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. E não era para menos; um acontecimento desse calibre não poderia jamais deixar de ser festejado.

 Aqui no Rio, por exemplo, com a presença de trinta e seis “precas”, vários dos quais acompanhados de familiares, a comemoração aliou-se a um, digamos, “Até breve!” ao grande amigo Maj.-Brig.-Ar Pohlmann, que está prestes a ser transferido do Rio para Brasília, onde novas missões lhe serão cabidas. A ele, nosso sempre-presente amigo, desde já almejamos o mesmo sucesso com que vem desempenhando suas funções até então.

A comemoração dos quarenta anos dos “68” se deu no COGAL – Clube dos Oficiais do Galeão – na Ilha do mesmo nome. O clube, agora reformado e com instalações mais atraentes para adultos e crianças, não poderia ter sido local melhor para a confraternização.

Na longa lista dos presentes registramos: 67-382 Santos Oliveira e Marta; 68-029 Malafaia, Beth, Fábio, Rodrigo, Fabíola e Gabriela; 041 Brig-Ar Negri; 044 Galvão, Sandra Helena e Gustavo; 087 Adney; 094 Tecles e Ana Maria; 114 Brasil; 115 Brandão e Zete; 122 Neurinan, Gedália, Anne Marcelle, Anne Daianne e Arthurzinho; 139 Aleixo; 142 Corrêa Ferreira; 165 Maj-Brig-Ar Pohlmann e Sirley; 191 Cel CB Dilermando; 192 CMG Brito; 219 Cel CB Josemar; 237 Maj-Brig-Ar Pacobahyba; 240 Ribeiro de Almeida e Tamara; 249 Cel-Av Neves e Vera Lucia; 272 Werneck; 284 Rollin; 291 Temístocles e Helena; 296 Cel-Av Bosco; 317 Justiniano; 321 Ewerton; 323 Cel-Av Elanir e Mary; 324 “Monarca” Heleno; 325 Cel-Av Jair; 363 Führich, Marisa, Konrad e Dieter; 375 Jesus; 378 Contra-Almirante Jupiracy “Damasceno” e Maria Olívia; 380 Cel CB Queiroz; 391 Durante e Yeda; 403 Campistrous, Patricia, Tânia e Norberto; 431 Caldas, Carla e Pablo; 71-221 Brig-Ar Pereira e Nelma; 71-227 Chaves.

 Na comemoração teve de tudo, muita alegria, descontração, amigos que não víamos há algum tempo, referência a atuais e velhos amigos, bem como aos que já partiram...; enfim, houve agradecimentos por parte do Elanir pelo nosso espírito de união, pela presença de todos, e, em particular ao amigo Pohlmann, nosso anfitrião naquele momento. Da parte deste, também ouvimos agradecimentos pelas presenças, além de um breve discurso no qual falou da nossa trajetória até os dias atuais.

Um ponto emocionante após o discurso do Pohlmann foi quando o filho do Galvão, arquiteto Gustavo Galvão, pediu a palavra e, emocionado, batendo no peito sobre o emblema de uma camisa que usava na ocasião, expressou toda a sua admiração pela Turma da qual seu pai faz parte, dizendo, ainda, orgulhar-se de também fazer parte dela. Eu, confesso, mesmo não sendo meu filho a dizer isso, não consegui conter as lágrimas (Ainda bem que não fui o único...). Chamem isso do que quiserem...

E o nosso ex-deputado Malafaia, que não pode ver uma quadra de tênis sem que desafie quem estiver por lá, se arriscou a dar umas raquetadas com um milico que praticava contra um paredão numa das quadras do COGAL. O nosso companheiro foi-se chegando de mansinho, e, não demorou muito, lá estava ele dando as suas raquetadas contra o adversário. O lado hilário dessa peleja foi que a sua netinha Gabriela, ao vê-lo jogar, entrou em desespero e começou a chorar copiosamente. Pô, isso não se faz, Malafaia! Quando tiver que jogar mal, faça-o longe. Poupe pelo menos a netinha desse mico. A menina tem brio.

 Bolo comemorativo? Ah, sim, claro que houve! Não só o bolo; houve também uma faixa comemorativa, alusiva à data, endereçada a nós – Meninos de 68 – encomendada por algumas das nossas esposas – Auto-entituladas Meninas de 68. Na faixa tinha até aquela conhecida chamada, tão usada pela querida e saudosa Isabelinha - ¨Lindos Passarinhos, azuis da cor do manto de Nossa Senhora!”. A faixa permaneceu no local até o final da confraternização.

 Agradecemos a todos que puderam participar dessa festa e, em particular, ao pessoal do buffet. A saber, 3S Jesuz, 3S R. Gomes, 3S Mendes, 2S Calabrez, T1 Monte, T1 Otamilton, T1 Hugo, T1 Ferreira, T1 Adriano, S2 T. Silva e S2 Wilson , que, com muita paciência e profissionalismo, nos aturou por um bom tempo. Valeu, pessoal!

 Já ansiosos por um próximo encontro, complementamos esta reportagem com várias fotos daquele dia.


Brandão, Pacobahyba, Temístocles, Caldas e Damasceno.


Caldas, Santos Oliveira, Maj. Brig. Pohlman e Sirley, Elanir, Dilermando, Brasil e Werneck.


Campistrous, Patrícia, Tania e Norberto


De pé - Correa Ferreira, Chaves, Führich, Neurinan, brito, Damasceno e Maria Olivia, Pacobahyba, Jair, Caldas e Carla. Agachados - Temístocles e Brandão.


De pé - Neurinan e Arthurzinho, Rollin, Queiroz e Adney.
Agachados - Justiniano, Aleixo e Jesus.


De pé - T1 Otamilton, T1 Hugo, 2S Calabrez, Maj. Brig. Pohlman, T1 Monte, T1 Ferreira, S2 T. Silva e S2 Wilson. Agachados - 3S Jesus, 3S R. Gomes, 3S Mendes e T1 Adriano


Durante, Campistrous, Queiroz, Jesus e Gustavo


Elanir fala aos presentes.


Elanir, Dilermando, Justiniano, Heleno e Ewerton.


Gustavo Galvão se orgulha da camisa que veste.


Neves e Vera Lucia


Pohlman, Carla, Führich, Caldas, Brandão, Neurinan com o neto Arthur.


Zete, Mary, Carla, Marta, Sandra helena, Beth, Helena e Sirley


Pohlmann fala da trajetória da nossa Turma.


Rollin posa ao lado da faixa alusiva as comemorações


Sandra, Gedalia, Arthurzinho, Anne Marcelle, Carla e Anne Daianne


Santos Oliveira, Marisa, Konrad, Dieter, Gustavo, Malafaia e a neta, Galvão.


Tamara, Anne Daianne e Gedália.


Tecles, Ana Maria, Durante e Yeda.


Temístocles, Caldas, Jair, Contra-Almirante Damasceno e a filha Maria Olivia


Vovô tenista decepcionando a netinha.


Vovô promete que não vai mais jogar tão mal...



Chaves corta o bolo

 Um forte abraço a todos e SEMPRE JUNTOS!

                                                                        Santos Oliveira