MAIO DE 2005

EPCAR COMEMORA SEU 56º ANIVERSÁRIO

E A AEPCAR, O DIA DO EX-ALUNO. 

         Nos dias 20 e 21 de maio de 2005 a EPCAR comemorou mais um ano de existência. O evento, iniciado já na sexta-feira à noite, com uma apresentação magnífica da Banda da EPCAR, no auditório principal, se estendeu pelo sábado, com solenidade no Pátio da Bandeira. A programação incluiu ainda, para os participantes, atos religiosos em locais distintos da escola, bem como um Café Colonial no Pátio das Paineiras. 


Numa esquina da “rua 7” um “outdoor” parabenizava a EPCAR e ao mesmo tempo anunciava o baile do ex-aluno.

 

            É bom lembrar que no ano passado o então Prefeito de Barbacena, Célio Copati Mazoni, sancionou a Lei n° 3.818/2004, instituindo o dia 21 de maio como o “Dia do BQano”, fazendo-o coincidir com a data de aniversário da EPCAR. Por isso, em alguns pontos da cidade via-se faixas comemorativas, colocadas pela Prefeitura de Barbacena, fazendo menção à data.


Nas proximidades da Estação Ferroviária podia-se ver uma das faixas da Prefeitura  anunciando o Dia do BQano.

 Às 19 horas da sexta-feira, dia 20, quem pôde ir ao auditório da EPCAR para assistir a apresentação da banda da escola, certamente se encantou. Sob a regência do SO MUS João Bosco da Silva e locução da 1° Ten QCOEA Dayse Maria Campos Ferreira, a apresentação soberba da Banda da EPCAR fez vibrar civis e militares. Com repertório indo do clássico “Orpheus in the Underworld” (Orphée aux Enfers), de J. OffenBach, à música “Poeira”, recentemente gravada por Ivete Sangalo, o que se viu foi muito aplauso e vibração no auditório. Os alunos do segundo ano, inflamados pelo ritmo contagiante da música Poeira, deram um show à parte. Com seus braços erguidos e sob o compasso dos versos, cantaram alegremente, tornando o ambiente bem descontraído.


Tendo ao fundo um painel com a fachada da escola, a Banda se apresenta.


O auditório no momento da apresentação da Banda da EPCAR.


Eufóricos os alunos do 2° ano dão seu show.

 Chega o sábado. Passava pouco mais das nove horas. Enquanto atos religiosos se iniciavam em locais distintos da escola, no Pátio da Bandeira os preparativos para a solenidade continuavam em andamento. Sob uma das árvores do Pátio das Paineiras, logo na entrada, em duas barracas montadas no dia anterior, uma da Associação dos Ex-alunos da EPCAR, outra dos atuais alunos, podia-se comprar camisas, camisetas, bonés, bótons e outros artigos... No caso dos ex-alunos, por falta de indumentária ninguém deixou de desfilar.

             Começa a solenidade. As autoridades convidadas sobem ao palanque e como primeiro ato a Bandeira Nacional é incorporada à tropa, conduzida pela Ten Márcia Sibele Lisboa Tavares. Em seguida é anunciada a chegada da maior autoridade - o Exmo. Sr. Ten-Brig-do-Ar William de Oliveira Barros, Diretor-Geral de Ensino da Aeronáutica – para presidir a cerimônia. Este se dirige ao palanque acompanhado do Exmo. Sr. Brig-do-Ar Valdir Augusto Fogaça, Comandante da EPCAR. Entre um anúncio e outro, vê-se vôos rasantes de dois helicópteros.

 
Sob o vôo dos helicópteros a tropa é passada em revista.

             Após apresentação da tropa e passagem em revista à mesma, é anunciada a presença das seguintes autoridades:

 AUTORIDADES MILITARES

Exmo Sr

Ten Brig Ar WILLIAM DE OLIVEIRA BARROS

Diretor-Geral de Ensino da Aeronáutica

Ex-Aluno 61/228

 

Exmo Sr

Ten Brig PAULO ROBERTO COUTINHO CAMARINHA

 

Exmo Sr

Maj Brig Ar Cezar Ney Britto de Mello

Vice-Diretor do Departamento de Ensino da Aeronáutico

Ex-Aluno 62/143

 

Exmo Sr

Maj Brig Oswaldo Terra de Faria

 

Exmo Sr

Maj Brig Paulo Jorge Botelho Sarmento

Ex-Aluno 60/209

 

Exmo Sr

Brig Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes

Comandante da Academia da Força Aérea

Ex-Aluno 67/062

 

Exmo Sr

Brig Ar José Roberto Scheer

Comandante da escola de especialistas da Aeronáutica

Ex-Aluno 67/266

 

Exmo Sr

Gen Div Paulo Cesar de Castro

Comandante da IV Região Militar/IV Divisão de Exército

 

Exmo Sr

Brig Ar Paulo Roberto de Oliveira Pereira

Assistente de Aeronáutica da ESG

Ex-Aluno 69/115

 

Exmo Sr

Brig Ar Valdir Augusto Fogaça

Comandante da Escola Preparatória de Cadetes-do-Ar

Ex-Aluno 68/329

 

Exmo Sr

Brig Ar Raul José Ferreira Dias

Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica

Ex-Aluno 68/202

 

Exmo Sr

Brig Ar Antônio Carlos de Barros

Comandante da Universidade da Força Aérea

Ex-Aluno 69/237

 

Exmo Sr

General de Brigada Alberto Márcio Ferraz Santana

Cmt da 4a Brigada de Infantaria Motorizada

 

Exmo Sr

Brig Wilson Antunes Pereira

Ex-Aluno 59/303 

Autoridades Civis

Exmo Sr

Martin Francisco Borges de Andrada

Prefeito Municipal de Barbacena

 

Exmo Sr

Evandro Nelio

Prefeito Municipal de Santos Dumont

 

Exma Sra

Dra. Eli Ribeiro de Britto

Juíza Auditora da 4ª Circunscrição Judiciária Militar

 

Exmo Sr

Vereador Amarilio Augusto de Andrade

Presidente da Câmara Municipal de Barbacena

 

Ilmo Sr

Dr. Edson Lopes

Delegado Regional de Segurança Pública

 
Já no palanque as autoridades aguardam o início da solenidade. 

            O que se segue é uma homenagem a alguns Ex-Comandantes da EPCAR: Ten Brig Ar Paulo Roberto Coutinho Camarinha, Maj Brig Ar Oswaldo Terra de Faria, Maj Brig Ar Paulo Jorge Botelho Sarmento e o Brig Ar Wilson Antunes Pereira. Além destes, oficiais, suboficiais e sargentos recebem a MEDALHA MILITAR de ouro, prata e bronze, como reconhecimento aos bons serviços prestados por mais de trinta, vinte e dez anos, respectivamente. O 1° Sgt SMU Cláudio Luiz Nascimento Bomfim e o Senhor Luiz Lúcio de Almeida também foram agraciados, ambos com a Ordem do Nascente do Poder Aéreo, criada pelo atual Comandante da EPCAR, através da Portaria n° 16/Comando, de 12 de maio de 20 05, “para distinguir militares e civis, pelo valor pessoal e dedicação em busca do bem comum da organização militar”. O próprio Comandante da EPCAR prestou a homenagem. 

            É lida a ordem do dia pelo Comandante da EPCAR:

56º Aniversário da EPCAR 

“HÁ 56 ANOS, A CIDADE DE BARBACENA, PALCO DE RELEVANTES ACONTECIMENTOS NA HISTÓRIA DO PAÍS, TESTEMUNHAVA O NASCIMENTO DA ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES-DO-AR, CRIADA COM A NOBRE MISSÃO DE PREPARAR OS FUTUROS OFICIAIS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA. 

Abrigada, em solo fértil, pelas montanhas da Mantiqueira e Emoldurada por céu azul anil, traz em seu lema ‘Non multa sed multum’ a inspiração dos visionários de um tempo distante que reconheciam que mais importante que a quantidade é a qualidade das mentes. 

Dona de uma inexplicável magia que envolve e seduz a todos nós que te conhecemos, faz-nos, invariavelmente, a ti regressar, para curtirmos a velha saudade que ainda nos guia, numa inequívoca demonstração do carinho que desejamos dedicar-te. 

Tua longa caminhada já vivida e vencida nos imprime um profundo respeito aos que nos antecederam, aqui representados por teus comandantes, por alunos, por professores e por militares e civis que empunharam com idealismo, entusiasmo e orgulho a bandeira do compromisso com a missão. 

Se o teu passado nos honra, o presente nos motiva a vencer complexos desafios, pois este é o nosso tempo de fazer a nossa parte. 

Ao unirmos, aqui e agora, gerAções e sentimentos, neste mesmo local por nós tão bem conhecido, desejamos, no nosso mais profundo íntimo, render-te um preito de gratidão, por tudo que significas na concretização de nossos sonhos e na formação de nosso caráter, por dividires conosco em tuas salas-de-aula, em teus corredorEs e em teus pátios, instantes de alegrias e tristezas, de angústias e de superação que ajudaram a construir a nossa história, essa história chamada vida.  

Que este momento de festa seja a oportunidade para renovarmos a certeza de que jamais nos faltará o ânimo necessário à consolidação de um novo tempo e à construção de uma escola sempre grande.”  

           Após leitura da ordem do dia, ecoam no pátio os gritos de guerra do 3° Esquadrão de alunos – Turma Tiro e Queda -, do 2° Esquadrão – Turma Órion -, e do 1° Esquadrão – Turma Ácmon -, respectivamente.  

            É hora do desfile. Os ex-alunos são convidados a se incorporar à tropa. Sob os olhares apreensivos das esposas, dos parentes e de quem mais possa estar presente nesse momento, lá vamos nós, como nos velhos tempos, marchando mais uma vez, num misto de saudade, de orgulho, de vibração, sob o som retumbante do bumbo. Por mais que os anos passem, a sensação de arrepio está sempre presente. Por que será?!


Cheios de vibração lá vamos nós...

             O desfile termina e é dado o “fora de forma”. O locutor transmite os agradecimentos do Comandante da escola pelas presenças, convidando todos, num último ato, para um café colonial, no Pátio das Paineiras. É dada por encerrada a solenidade, mas ainda tivemos tempo para registrar no Pátio das Paineiras a presença dos  representantes de 68...


Tendo conosco três dos nossos oficiais-generais, Dias, Fogaça e Pereira, e mais o eterno “Sgt” Moreira, registramos presença.

             Por parte da Associação de Ex-alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar – AEPCAR -, depois de muitos dias de trabalho, de dedicação e de empenho, ela conseguiu mais uma vez levar à Barbacena representantes de diversas turmas, para a festa do Dia do Ex-aluno. E se querem saber o resultado: Foi um sucesso!

            Com simplicidade, mas com muita objetividade, a programação da Associação reservou já para as 21 horas da sexta-feira, uma confraternização no Gino’s, logo após a apresentação da Banda na escola. Alunos de várias Turmas compareceram, mas com flagrante presença majoritária dos ex-alunos dos anos 60, mais exatamente 65, 66, 67 e 68 (não necessariamente nesta ordem). Por volta das 21 horas, horário previsto, já se via alguns BQanos ocupando seus lugares, muitos dos quais reservados havia tempo. Mas foi mesmo por volta das 22h30min que o pessoal resolveu encher a casa. Daí pra frente, só alegria, bate-papo aqui e ali, e muita música para agitar o ambiente!


Num dos boxes do Restaurante Gino’s, a “nata” dos representantes de 68...

 
Nossas ex-professoras Isa Maria e Lucília também marcaram presença.

 
Na pista de dança a animação imperava...


 ...sem contar a turma do “balcão do chope”: João Batista, Ribeiro de Almeida, Justiniano, Dilermando e Silva Manso.

 
Lazzari, Santos Oliveira, Brandão e Ubiratan ainda encontram tempo para posar.

             Para o sábado a Associação programou um Encontro Maçônico, às 16 horas, e o Baile do Ex-aluno, às 22 horas. O primeiro evento se deu na Loja Maçônica  Regeneração Barbacenense; o segundo, no Automóvel Clube de Barbacena, agora totalmente remodelado.

 O baile foi sucesso total. Haja vista que apenas quatro das noventa mesas postas à venda ficaram vazias. Sob o ritmo contagiante da Banda Capital Estrangeiro o público dançou até às quatro da manhã.


Dos nossos, registramos a presença do D’Araújo com a Ana, do Santos Oliveira com a Marta, e da Helena, representando o Temístocles.

 

 
Aos poucos a pista de dança foi tomada.

 
A Turma de 57 mais uma vez marcou presença.

           Cabe aqui mencionar alguns momentos durante o baile. Num primeiro momento o Presidente da AEPCAR, José Carlos Pimentel Gusmão (ex-aluno 65-107) toma a palavra e tece vários agradecimentos àqueles que apoiaram ou que atuaram diretamente na organização do baile, bem como na venda dos convites: Brig-do-Ar Valdir Augusto Fogaça (68-329), Cmt da EPCAR; membros da Diretoria Executiva da AEPCAR; Brig-Int  João Carlos Fernandes Cardoso (57-040), Presidente do Conselho Deliberativo, bem como seu Vice-Presidente, Cícero de Oliveira Cruz (66-071); Franklin José M. Da Trindade (65-126), Presidente do Conselho Fiscal; Professora Isa Maria Sette Pinheiro; Maria da Glória, Gogóia Produções; Ruth Esteves; Cel Av Davi Mendes Saldanha, Gestor de Comunicações da Prefeitura; Ten Ana Oliveira, Assistente do Cmt da EPCAR; Tânia e Thomaz, da Sapataria Andarra; Rotary Club Monte Mário, na pessoa do seu Presidente Sr. Francisco de Assis Lima; Sra. Rosângela Neves. 

Um segundo momento marcante do baile foi o da leitura de um texto, em homenagem à querida Barbacena, por Cícero de Oliveira Cruz.  


 
Cícero lê homenagem à Barbacena.

 

Eis, na íntegra, o texto lido por ele: 

Senhoras e senhores, boa noite! Incumbiu-me a Associação dos Ex-alunos da EPCAR de ser o porta-voz dessa mensagem ao povo de Barbacena.

BARBACENA – TERRA E GENTE

“Naquele março, galgamos, ávidos, a Mantiqueira, sem percebermos nitidamente, onde estávamos. Sabíamos, apenas, que subíamos: que, no alto daquelas montanhas, começava uma nova trajetória venturosa, iluminada por sonhos, dourada de esperança, aquecida pela nossa juventude.

Ao ingressarmos na EPCAR, alargamos a estrada do nosso destino. Nautas oníricos olhávamos o céu, buscando estrelas para namorar, jurando amor, imaginando desposá-las, após a aventura embriagadora da grande travessia... Ingênuos, mirávamos, enfeitiçados, o infinito, onde colocaríamos o futuro idealizado e mal percebíamos a terra generosa sobre a qual, muito antes de aprender a voar, precisávamos aprender a corrigir nossos passos descuidados... Esmaecido o primeiro encantamento de nos sabermos capazes de sonhar colorido, começamos a perceber, à nossa volta, certo espaço, ao qual, em breve tempo, estaríamos definitivamente vinculados. Conflitos entre sonho e realidade, por vezes, nos angustiavam e transbordavam em gestos, palavras, canções de humor e protesto, em críticas descabidas, atitudes impensadas... Porém, pouco a pouco, a energia da terra cercada de montanhas de ferro, com cheiro de rosas, gosto de doce de leite, conquistou-nos, aquietando as almas ansiosas e sempre insatisfeitas... No esforço de subir ladeiras, aquecer saudades, domesticar impulsos, encontramos, no sorriso ingênuo e no feitiço brejeiro da Cidade, doses generosas de carinho. Sem saber nem sentir, deixamos que aquele pedaço histórico e abençoado das Gerais plantasse raízes em nossas almas. Depois, vestindo couraça de guerreiros, partimos para outras façanhas, em outras plagas, na busca de novas e mais arrojadas conquistas. Cada vitória teve seu tamanho e o preço foi regiamente pago. Mas faltava uma dívida a ser resgatada, um reconhecimento que se fazia obrigatório, por isso, voltamos a agradecer. Obrigado, por tudo, Barbacena, Terra e Gente, por nos haver acolhido e acarinhado; por nos haver aceitado, compreendido e perdoado. Obrigado por esse pedaço de céu, incrivelmente cheio de estrelas, incrustado em nossas almas e que, há tantos anos, ilumina as melhores lembranças que temos, principalmente, de nós mesmos.

Obrigado, brasileiros que aqui nasceram e que conseguiram manter e cultivar suas tradições hospitaleiras. Obrigado pela amizade e pela sincera identificação com os eternos alunos BQanos.”

                                               (Fonte: “O Condor” mar-abr/2002 – Informativo da Turma de 57/BQ)

             Mais tarde, o Presidente da Associação, José Carlos Pimentel Gusmão,  pediu novamente a palavra para anunciar a doação de duas garrafas de uísque; a primeira, para os “65”, como prêmio por ser até aquele momento a Turma com maior número de associados (170). O ex-aluno Paulo Ivan foi quem recebeu o prêmio em nome da Turma. A segunda garrafa, foi para a Turma que mais representantes tinha no baile. A Turma de 66 ganhou o prêmio, mas foi preciso contar e recontar, uma vez que a Turma de 68 defendia que era a ganhadora. Conclusão: o uísque foi dividido... ou não?! 


Paulo Ivan recebendo o uísque a que fez jus a Turma de 65.

 
Os 66s comemoram com sua garrafa de uísque.


... mas a Turma de 68 resolve conferir quem levou mais representantes ao baile.

Houve ainda duas homenagens feitas pelo Presidente da AEPCAR, em nome da Associação, às Turmas de 49 e 57. Ambas receberam um diploma pelos bons serviços prestados à entidade, ao longo dos dez anos de sua existência. Aos membros destas Turmas  nossos parabéns, respeito e consideração.  


O Cel Av Reno – Pioneiro da Turma de 49 - recebe o diploma em nome da sua Turma.


Representando a Turma de 57 o Cel Av Luis Mauro (que ali representava também a Presidência do Clube de Aeronáutica) recebe o diploma.

Quem teve fôlego dançou até às quatro da manhã, quando finalmente foi dada por encerrada a festa deste ano. 

            Da nossa parte, ex-alunos, agradecemos sinceramente aos membros da AEPCAR pela bela festa e pela organização do evento. Bem sabemos quantas horas de trabalho foram dedicadas para levar a bom termo o que se viu... Daí o nosso reconhecimento. Valeu mesmo, pessoal! 

            Em nome da Associação dos Ex-alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar agradecemos pela presença de todos que lá compareceram para abrilhantar a festa. Só esperamos poder contar com mais adeptos num próximo encontro, bem como novas adesões no quadro de sócios. 

Até a próxima,

Ex-aluno 67-382 Santos Oliveira

 

Notícias do nosso Ali-BaBastos
(enviadas pelo nosso Piza)
 

Minhas amigas e amigos,

 

 Estive em Kabul, Afeganistão. Uma missão especial. Ninguém da empresa quis ir, exceto eu e um ex-piloto da marinha americana. Um meio-louco,  como eu, que aceita tudo. Depois de acertada a missão ( levar pessoal

 da segurança do governo dos EUA ) o chefe árabe, aqui do Kuwait, fez um seguro especial  para os ocupantes (todos) e também para o avião.

 

 Mil verificações e mil autorizações para se entrar no país, embora ninguém ofereça segurança ou garantias a ninguém, de nenhuma espécie. A advertência é: vai quem quer por conta e risco próprios.

 Eu fui. "Adoro" essas coisas, vocês sabem.

 Chegada em Kabul, através do Paquistão, altamente conflitada. O controle do espaço aéreo é feito por um único radar que só informa o mínimo possível:

 pista em uso ( a única existente ) vento, temperatura e ajuste do  altímetro.

 Chega-se sobre a cidade com auxílio de um VOR ( para os que não são do ramo, VOR é um recurso eletrônico para navegação ). Daí pra frente a aproximação é por conta de cada um, literalmente. Desvio de tráfegos essências ( outros aviões ou helicópteros na mesma área ) fica por conta de cada um. Para que vocês façam uma idéia, nos foi dada a autorização para pousar e ainda havia um C-130 Hércules ( tipo de avião militar ) sobre a pista, o que nos obrigou a arremeter e circular o campo para nova aproximação. Isso em qualquer outro lugar não tem a menor importância.

Mas em Kabul, onde o "estado de guerra" está declarado, constitui-se num perigo adicional. A pista é guardada por forte artilharia anti-aérea que, presumivelmente, encontra-se em contato com o radar de controle aéreo e de quem recebe ordens para derrubar um avião caso isso seja necessário. Tem de tudo: metralhadoras, canhões anti-aéreos e mísseis. A cidade de Kabul situa-se no meio das montanhas, como se fosse a cratera de um vulcão. Na carta de aproximação da Jeppesen ( um manual de navegação internacional ) está escrito, claramente, que as decolagens são por conta exclusiva dos Comandantes. Ou seja, um "salve-se quem puder" declarado escancaradamente.

 Depois da aproximação, pousamos. A pista encontra-se num estado deplorável.

 Cheia de remendos nos buracos ocasionados por explosões. O avião sacoleja e treme todo como se fosse partir. Uma sensação muito ruim. Em uma das fotos vocês podem ver um avião russo que teve o trem de pouso avariado e saiu da pista se arrebentando todo. Isso aconteceu no dia anterior à nossa chegada.

 No chão, fomos recebidos por um oficial de segurança do governo dos EUA, em roupas civis e fortemente armado. Normalmente eles portam uma ou duas pistolas 9 mm e uma AK-47 Kalichnikov ( um ótimo fuzil-metralhadora de

 fabricação russa ). O motivo do AK-47 ser a arma predileta, segundo o próprio oficial, é o fato de haver munição e peças sobressalentes em excesso no país. Ou seja: pode usar à vontade...Na cidade compra-se -livremente-

 qualquer tipo de armamento.

 Controle total do pessoal civil ( nosso inclusive ). Não tivemos autorização para sair do aeroporto e ir até a cidade, que circunda a pista de pouso.

 As fotos que estão anexadas, foram feitas às escondidas ou de dentro do avião.

 O rapaz que aparece na foto é um intérprete afegão, contratado pelos EUA.

 

 Foi presente dele o lenço que estou usando na foto. É uma coisa típica de lá. O rapaz ( intérprete ) muito atencioso e, como todo mundo, querendo que acabe logo esse estado de guerra para que as coisas voltem "ao

 normal".

 Normal no Afeganistão é uma palavra muito vaga.

 Os americanos estão lá, assim como uma força enorme da NATO e da ONU para, supostamente, encontrar Bin Laden !!!

 Depois que a gente sobrevoa o lugar é que pode ter uma idéia do quanto essa estória toda é mentirosa e ridícula. É , humanamente, impossível se encontrar alguém escondido num país como o Afeganistão, que tem quase a

 totalidade do seu território formado por montanhas encarpadas e de dificílimo acesso.

 A realidade é outra: o Afeganistão está encravado numa região que, outrora, foi parte da União Soviética e se constitui numa área estratégica para os EUA, militarmente falando. E ponto final !

 Enquanto os governos se digladiam pelo poder, a população civil ( o povo ) sofre as conseqüências dessa barbaridade praticada a céu aberto. Lá, praticamente não existem escolas nem qualquer outro tipo de conforto

 ou amenidades para a vida diária dos habitantes. Há muito eles vêm sendo castigados pela guerra que assola o país. O Talibã, tipo governo religioso altamente coercitivo, totalitário e perverso , oficialmente foi extinto mas não vimos no "aeroporto" nenhuma mulher sem a "BURKA" . TODAS estavam cobertas da cabeça aos pés. Se ali, na

 sala de visita deles, isso acontece, dá pra imaginar o que se passa no dia-a-dia, às escondidas. Não há garantia de nada. A mulher continua sendo tratada como um ser inferior.

 Como estávamos numa situação especial, nos foi oferecido um lanche muito simples com pão típico do lugar, na sala de estar do aeroporto semi-destruído. Não tivemos que pagar por esse lanche. Chá ou água acompanharam a singela refeição. Sucos e refrigerantes...nem pensar.

 Pobreza total. O que a CNN e outras cadeias de TV mostram, é o que é estritamente permitido e censurado pela segurança americana ( entenda-se CIA ). Isso, segundo o próprio oficial americano que nos acompanhou durante

 TODO o tempo e com quem eu falei em espanhol, pois o mesmo tem os pais guatamaltecos. O fato de falar espanhol ajudou muito a ouvir dele essas informações.

 Parece incrível mas eles adoraram quando eu disse que era do Brasil (Ronaldo...Ronaldinho, carnaval...samba !!! ) embora tenha entrado no país com o meu passaporte belga. Até num lugar como aquele o nosso Brasil é conhecido pelo futebol e pelo samba. Incrível mesmo !

 O ponto alto da nossa estada ( ficamos lá desde o início da manhã até o fim da tarde) foram as explosões das minas terrestres ( anti-carro e anti-pessoal ) que eles estão encontrando e desativando. Todo o lugar está minado e isso também está nos manuais da Jeppesen. Só a pista de pouso e as pistas de táxi foram "desminadas" , segundo o oficial. O resto do terreno é considerado área perigosa.

 Enfim, mais uma vez, pobreza, sofrimento e miséria totais. As conseqüências lógicas da fome pelo poder do "bicho-homem", que quando entra em ação, é pior do que qualquer outro. Mesmo os irracionais !

 Ninguém me contou. "Meninos, eu vi ! "

 

 Um abraço.

 

 Godofrêdo