III PARACATAÚCHO

Bento Gonçalves – RS

O Cartão de Visita da Cidade

Com organização e recepção primorosas tivemos do dia 9 ao dia 11 de junho de 2017 o tão esperado III Paracataúcho. O evento contou com a presença de setenta e cinco pessoas.

Para uns, mais privilegiados pelo tempo de que dispõem, o encontro foi bem mais longo. Estes chegaram a Porto Alegre no sábado anterior ao evento e, como se não bastasse, ainda puderam se dar ao luxo de voltar para casa dias depois do encerramento do encontro. Que sortudos!... E que inveja!

Da sexta-feira, com a agradável recepção na sala VIP do aeroporto feita pelo Schneider e sua esposa, até o último dia, com as despedidas no hall do hotel, tudo foi perfeito.

A jornada foi bem movimentada. Senão, vejamos:

Pra começar, na sexta-feira à tarde a recepção no Dall'Onder Vittoria Hotel foi regada a  muito espumante, fato que se estendeu até o anoitecer. Quem não foi, perdeu! A jogada foi boa e estratégica. Boa, pela qualidade da bebida; estratégica, por já começar mantendo o grupo coeso desde o início do Encontro.

À noite, um belo jantar no Restaurante Mamma Gema Trattoria, situado no Vale dos Vinhedos. Além da deliciosa comida, tivemos música ao vivo com voz e violão, além de poemas recitadas pelo amigo poeta, escritor e compositor Aleixo. Chies nos deu oficialmente as boas-vindas e nos apresentou um dos responsáveis pelo sucesso do nosso Encontro - Thomás, representante da Viaggiotur, que após breves informações sobre o que aconteceria no dia seguinte, em nome da Tramontina nos presenteou com um kit composto de um livro comemorativo - Os 100 Anos da Tramontina - e  uma caixa metálica contendo um canivete, cópia do primeiro de muitos já fabricados pela empresa. As mulheres receberam um vidrinho (difusor) com essência de baunilha para perfumar ambientes. Os mimos agradaram bastante a todos.

Ainda durante o jantar, me foi dada a palavra para dar algumas informações sobre o Jubileu de Ouro, depois dos primeiros contatos feitos pelo Werneck com a EPCAR. Maiores detalhes serão dados em breve através do WhatsApp, e por email, para os que não fazem uso do 'zap'.

O sábado foi lonnnnngo! A começar por um passeio de trem – o Trem do Vinho – puxado por uma Maria Fumaça, que nas laterais anunciava "UM RETORNO AO PASSADO". A viagem parte de Bento Gonçalves com destino a Carlos Barbosa. No caminho, uma parada na Estação de Garibaldi para uma degustação de vinho e eventuais compras por parte de alguns. O passeio, para muitos de nós, realmente nos remete ao passado, com belas reminiscências da infância e da adolescência. Quantos de nós, sessentões, nunca andou de Maria Fumaça lá pelos anos 50, 60 ou mesmo depois? Creio que poucos. A viagem ainda nos brindou com apresentações musicais e dramatização no interior dos vagões. Ao som da sanfona (gaita, para os gaúchos) os passageiros se juntaram aos artistas, cantaram, bateram palmas e até dançaram. Tudo montado com carinho para mostrar aos turistas as origens e as tradições dos imigrantes italianos, bem como do povo gaúcho. A viagem é agradável, divertida e de uma alegria contagiante. Quem tiver a oportunidade, estando em Bento Gonçalves, não perca essa experiência, pois vale a pena!

Chegando em Carlos Barbosa visitamos o showroom da Tramontina, onde ficamos impressionados com a variedade de produtos fabricados.

De volta a Bento Gonçalves passamos pela região do Vale dos Vinhedos. Almoçamos na Casa Valduga, em restaurante próprio. Ali, a culinária italiana é artesanal. Para os interessados, há uma carta variada de vinhos da casa.

Da casa Valduga fomos visitar a vinícola Miolo, por cuja adega percorremos um bom pedaço com as explicações, passo a passo, de todo o processo na produção de vinhos. O percurso termina numa sala de degustação. Ali, além de degustarmos dois vinhos tintos e dois espumantes, pudemos aprender um pouco sobre como observar e apreciar as características de vinhos e espumantes. Brilhante apresentação do guia!

Já de volta a Bento Gonçalves, bem próximo à Estação da Maria Fumaça, na Cidade Alta, visitamos o Parque Temático Epopéia Italiana. Numa produção do Grupo Giordani Turismo, em trinta minutos o parque conta a história dos imigrantes italianos, a partir do casal Lázaro e Rosa - os primeiros a imigrar para o Brasil. A apresentação começa com um vídeo numa sala de projeção e depois se estende com a narração constante da personagem Rosa aos visitantes. De cenário em cenário (nove ao todo), Rosa conta sua história com Lázaro, desde o sonho de ambos na Itália para virem para o Brasil, até a chegada em serras gaúchas. A história se completa falando da posterior colonização italiana com a vinda de mais imigrantes para a nossa terra, do trabalho árduo dos italianos no cultivo do solo, da plantação de uvas e da implantação das vinícolas. A epopéia termina com degustação de vinho e suco, acompanhado de biscoitinhos.  Ah, sem contar que no início da apresentação a narradora olha para o Igor "Urso" e exclama: - Genaro, sei tornato?! Mamma mia, è scomparso e ha lasciato in attesa Catarina!  (- Genaro, você voltou?! Mama mia, você sumiu e deixou Catarina à sua espera!). (Gargalhada geral!). Ela entrega um saco e coloca um chapéu de palha no Igor, e a partir de então, por todo o percurso, carregando o saco nas costas, ele se torna um personagem na história. Beleza pura! Tudo cuidadosamente produzido para fascinar os visitantes.

Chega a noite. No Dall'Onder Vittoria, nosso hotel de hospedagem, tivemos o jantar de encerramento, ao som de músicas italianas ao vivo, sob o "comando" do cantor Gilmar Dias, que deu show induzindo a galera a dançar. Em dado momento, uma pausa... Chies pede a atenção de todos para fazer uma série de agradecimentos e para cantarmos o Hino da EPCAR. Sob o olhar das esposas, muita vibração por parte dos "Precadetes"!...

Pouco mais tarde, ainda durante o jantar, Biasus também pediu nossa atenção para anunciar a entrega de uma "lembrancinha" à Maria Helena, esposa do Chies, em reconhecimento à ajuda e apoio dados ao marido na organização do evento. O presente - um kit composto de uma panela especial, uma espátula, um pegador de massas e uma colher, tudo da Tramontina - foi sugestão do próprio Biasus. Lucia, sua esposa, e a Arlete Knak gostaram da ideia e escolheram as peças. Ah, a Dulce Irber também foi "conivente" nessa história!

Domingo foi só despedida e o que mais se via ou ouvia no hall do hotel eram abraços e comentários positivos sobre o Encontro. Com certeza, levaremos em nossas mentes cada momento vivido.

Agradecimentos? São muitos. Para não cometer injustiças, prefiro transcrever o que me enviou o Chies, quando lhe perguntei o que gostaria que constasse nesta reportagem. Eis o que ele me respondeu:

Obrigado pela tua proatividade durante o nosso encontro, Santos Oliveira! E agora em se empenhar para deixar um registro dos agradáveis momentos que pudemos juntos vivenciar.

Eu quero deixar meu reconhecimento principal à minha mulher, Maria Helena, que me orientou a buscar o suporte na Viaggiotur para bem organizar e depois auxiliar na condução das atividades, e principalmente por ter sido minha entusiástica e sempre presente companheira no preparo e desenrolar desse nosso gratificante encontro.

Da mesma forma, gostaria de deixar a minha gratidão pelo apoio, orientação e auxílio incondicional dos companheiros diretamente envolvidos no preparo e condução de tudo, Irber, Schneider, Biasus e esposas.

Uma menção muito especial ao nosso querido Temístocles, a quem diversas vezes recorri para buscar orientações e sanar dúvidas, o qual sempre prontamente nos atendeu e auxiliou.

A você, que se mostrou presente desde o início e que atuou proativamente durante o nosso encontro.

Ao suporte das pessoas da Viaggiotur, em especial ao nosso sempre presente e eficiente Thomás.

À senhora Gerente do Hotel Dall’Onder Vittória, Luana, que na retaguarda se empenhou e muito nos auxiliou para que tivéssemos uma acolhida digna e agradável e nos sentíssemos em nossa casa.

E o nosso reconhecimento e agradecimento aos queridos colegas da Turma 68 que fizeram esse encontro acontecer com suas presenças alegres e vibrantes!!!

O canto do Hino da EPCAR foi emocionante!!!”

Da nossa parte, acrescentamos nesse rol de agradecimentos mais algumas pessoas, uma das quais não citada acima por razões óbvias: Chies, que à frente da organização do evento nos proporcionou momentos maravilhosos e inesquecíveis. Em nome de todos os que participaram desse Encontro, segue aqui o nosso sincero MUITO OBRIGADO, CHIES! Seu empenho em nos agradar não foi em vão. Muito pelo contrário, tudo esteve impecável. Receba o nosso reconhecimento e muitos abraços.

Alexandre. Motorista da van que fez os translados entre o aeroporto e o hotel, e que não foi citado nominalmente. Gente boa, muito gentil e com quem tive a oportunidade de bater um bom papo durante as viagens de ida e volta. Isso porque sentei no banco da frente, ao seu lado, para registro de fotos ao longo da via. Valeu, Alexandre! Aquele abraço e até qualquer hora!...

Por último, mas não de menor relevância, Magnani (o Mag) e a Jucimara (a Ju), guias dos ônibus dos crachás verde e azul, respectivamente, da Viaggiotur. Excelentes profissionais. Muito obrigado a vocês pela acolhida, pelas explicações, e por nos ajudar a aprender um pouco mais sobre lugares, sobre a cultura e as tradições gaúchas e italianas. Valeu, mesmo!

Como sempre acontece nos nossos eventos, nesse também muitas fotos foram registradas, principalmente pelo Biasus e por mim. Vamos juntar nossas fotos, bem como as daqueles que enviarem as suas ao meu 'colog'. Ele fará então a edição das mesmas e as colocará num DVD que será enviado aos que forneceram endereço. Por favor, tenham paciência. Temos que dar ao rapaz tempo e liberdade para trabalhar nas fotos. Esse trabalho não é fácil, embora alguns pensem o contrário. Enquanto isso não acontece, segue o link para verem as fotos que postei num álbum:

Sem mais, por aqui ficamos.

Com o meu abraço a todos,