JUNHO DE 2007

 

Você se conhece?

 

Com aquele espírito Socrático do “CONHECE-TE A TI MESMO”, tivemos, no dia 17 de junho de 2007, na Barra da Tijuca, o privilégio de assistir a uma das mais interessantes palestras sobre QUALIDADE DE VIDA, proferida pelo nosso querido amigo-irmão 68-296 Bosco.

 

Para quem ainda não sabe, nos últimos anos João Bosco de Oliveira vem se dedicando à Psicologia, e é hoje Psicólogo Clínico Pós-graduado e Especialista em Psicoterapia Junguiana (Analítica) e Arteterapia, qualificações estas adquiridas após deixar o quadro da ativa da Aeronáutica.

 

Questões como a Introversão, a Extroversão, a Sensação, a Intuição, o Sentimento e o Pensamento - ingredientes básicos para se adquirir o auto-conhecimento -, foram abordadas com clareza pelo Bosco, por quase três horas, incluídos o tempo para a aplicação de um Teste de Pesquisa Tipográfico; para a palestra em si; para perguntas e comentários; e, finalmente, para a interpretação dos resultados do teste feito.

 

                                        

 Ewerton e Heleno respondendo às 81 questões do Teste Tipográfico                                  Carvalho entrega seu questionário respondido

 

                            

    Num diagrama Bosco mostra o “EU” e os fatores que o afetam                             Brigadeiro Fogaça acompanha atento a análise sobre o seu tipo

 

A palestra foi de grande proveito e nos serviu como ponto inicial para um auto-conhecimento, à medida que nos fez refletir sobre vários fatores que, quando harmonizados, tendem a nos levar a uma boa qualidade de vida.

 

Palestras como a de hoje bem que poderiam ser estendidas a membros de outras Turmas pela sua importância e atualidade. Façamos, portanto, propaganda para que isso aconteça.

 

Compareceram ao encontro os seguintes BQanos: Brigadeiro Fogaça com a esposa; Brigadeiro Paulo Pereira com a esposa; Coronel Perdiza com a esposa; o Tenente-Coronel Carvalho, que nos seus comentários de auto-reflexão se reconheceu, humildemente, como sendo meio ranzinza; Temístocles com a família; Brandão com a esposa; Ewerton; Heleno; Jesus com a Ozana; Tecles com a esposa; Sydney com o filho; e este que lhes escreve, Santos Oliveira com a família.

 

Agradecemos muitíssimo ao Bosco pela gentileza de nos ter convidado para o evento e pela oportunidade de nos fazer refletir sobre questões de tamanha importância para quem quer viver bem. No mais, só temos a desejar que ele tenha muito sucesso na nova carreira que abraçou. Valeu, Bosco!

 


ADÃO: o oitentão

 

Foi num clima de muita alegria e emoção que foi comemorada, no dia 3 de junho de 2007, a passagem de aniversário do nosso querido amigo Adão.  

Quem é Adão? – hão de me perguntar – Aí eu respondo: - Adão, além de ser pai do famigerado Jerê (coitado, Adão não tem culpa disso!), é aquele cara sisudo à primeira vista, mas com tremenda capacidade de fazer amigos. Um cara hoje em dia caladão, mas que, não obstante, tal como uma coruja, presta uma atenção incrível em tudo que está ao seu redor... 

Pois é, e é dessa pessoa maravilhosa que estamos falando. Adão acabou de completar oitenta anos - bem vividos, diga-se de passagem -, anos estes comemorados efusivamente por vários parentes e amigos. Aliás, havia muito tempo que ele não via tantos entes queridos reunidos. Também, pudera, se comemorar uma data de aniversário em plena juventude já é bom, imaginem comemorar a data de aniversário aos oitenta anos! É uma dádiva que só mesmo agradecendo muito a Deus.


Adão com a família reunida. 

O ambiente não podia ser mais apropriado para o velho Adão: o salão de festas do prédio onde mora. Assim, ainda que ele “bebesse todas”, o que não foi o caso, já estaria no seu habitat natural. Tudo foi bem planejado. Houve um buffet de primeira, com vinhos branco e tinto, refrigerantes, cervejas, “whiskies”, licores, e até, para os mais requintados, chá. Isso mesmo, chá! É mole ou querem mais?! O bolo estava uma delícia, haja vista que não sobrou nem um pedacinho para quem quisesse levar para a sogra, como eu... Santos Oliveira. Mas, tudo bem, fica para a festa dos noventa!

 
Nosso amigo Ewerton foi um dos que se deliciaram com o buffet.


Como eu disse, os mais requintados optaram pelo chá...

Pouco antes de se cantar o “parabéns pra você”, Temístocles tomou a palavra, não para fazer discurso, mas para agradecer a todos pela presença, e, sobretudo, para exaltar aquele momento único de ter ali praticamente toda a família reunida, fato, segundo ele, difícil de acontecer. Foi com lágrimas rolando pela face que o nosso querido amigo Jerema expressou a todos o seu sentimento...

 
Momento em que Temístocles, emocionado, agradece a todos. 

Logo após as palavras do Temístocles, um grande amigo do Adão, que com ele serviu na antiga Escola de Aeronáutica, nos Afonsos - ambos sargentos, na época -, não se furtou no direito de prestar também uma homenagem ao companheiro de longa data. Tratava-se do Cap. Paurílio, hoje na reserva. Num breve e caloroso discurso Paulírio só teceu elogios ao amigo Adão, lembrando seus feitos como profissional e como amigo. O discurso foi seguido de uma merecida salva de palmas.

 
Inflamado, e sob o sorriso agradecido de Adão, o Cap. Paulírio fala do amigo com carinho.  

A festa, muito bem planejada pela filha Regina, e com a conivência do irmão Temístocles, reuniu os amigos mais chegados do pai.  Acreditamos que tenha sido uma surpresa e tanto para o “velho”, tal a alegria demonstrada por ele, principalmente no momento de cortar o bolo. A gente o via ali, naquele momento, como uma verdadeira criança, deslumbrada, cercada de amiguinhos, com todos a perguntar: - E agora, Adão? Para quem você vai dar a primeira fatia do bolo? E Adão, num gesto carinhoso, e porque não dizer, num ato de gratidão, oferece o primeiro pedaço a sua filha Regina. Nada mais justo, segundo o filho Temístocles.

 
Feliz da vida Adão corta o bolo. 

Da Nação-68, estiveram lá para dar um grande abraço no aniversariante os seguintes precadetes: 67-382 Santos Oliveira com a esposa Marta, 68-094 Tecles e a esposa Ana Maria, 68-115 Brandão com a esposa Zete, 68-191 Dilermando, 68-290 Sydney “Baiano” com a filha Gabriela e sua mãe Dedê, 68-291 Temístocles com a esposa Helena e filhos Leonardo, Claudia e Denise, 68-296 Bosco, 68-321 Ewerton, 68-324 Heleno e Paulo Fernando com a esposa Eliane.

 
Como sempre, a Nação-68 se fez representar...


O grupão pousa para uma foto.


Nossas esposas também prestigiaram a festa. 

Ao aniversariante, mais uma vez reiteramos os nossos votos de muitas felicidades, paz, harmonia no lar, além de muita saúde, para que possamos muitas outras vezes comemorar a passagem dos seus 81, 82, 83,... 90, e, se Deus permitir, dos seus 100 anos de vida. 

Com carinho,

Todos os seus amigos da EPCAR


Caros!

 Hoje pela manhã (7/6/2007) fui para o Rio de Janeiro pela Gol.

Logo na sala de embarque encontro o nosso colega Noshang, que, gentilmente, convidou-me para fazer a viagem na cabine do 737-800.

Para quem é aviador e que está já algum tempo nos "calços" é um raro momento poder respirar e ficar em um ambiente totalmente aeronáutico.

A viagem não poderia ter sido melhor, pois além de diversas conversas aeronáuticas, o pouso do Noshang no Galeão foi de interditar a pista, tamanha a quantidade de manteiga lá deixada. Para que não conhece o jargão aeronáutico, pouso manteiga é aquele pouso super suave, no qual o avião desliza na pista e você nem sabe que ele pousou. Coisa de profissional. Aliás, não poderia esperar outra coisa do nosso caro companheiro, com larga experiência na aviação comercial na antiga Varig.

Valeu Noshang. Muito obrigado pela oportunidade rara de compartilhar o seu ambiente de trabalho.

 Biasus