1º ENCONTRO DA CONFRARIA DO GOLE

 Barbacena, 22 a 24 de julho de 2016

 

 

               Sensacional! Simplesmente assim, defino o que foi o 1º Encontro da Confraria do Gole realizado na nossa querida Barbacena.

  

O encontro reuniu nada menos que quarenta ex-alunos da Turma de 68 da EPCAR, a maioria acompanhada de esposas; alguns, acompanhados de filhos e de até netos. Foi realmente um momento ímpar, nada deixando a desejar, mesmo se comparado aos nossos encontros quinquenais – os famosos “ENACs”.

 

Na sexta-feira, o jantar na Cantina Mineira (chamemos de “aquecimento”!) já anunciava o que seria o dia seguinte. A empolgação era evidente e contagiante. Aqui e ali se viam os abraços fraternos seguidos dos tradicionais tapinhas nas costas. Era o momento dos reencontros.

 

Sábado, dia do evento propriamente dito, foi o ponto alto do encontro. Reunidos no salão da Augusta e Respeitável Loja Maçônica Regeneração Barbacenense nº 317, os membros da nossa Confraria tiveram instantes memoráveis. Lazzari aproveitou a ocasião para agradecer a todos pelo comparecimento e para esclarecer que todo o dinheiro arrecadado durante o evento seria destinado à APAE, que atualmente passa por uma situação financeira muito difícil, podendo, inclusive, ser fechada por falta de verbas. Ele anunciou também que haveria um sorteio, pouco mais tarde, de um quadro pintado a óleo em tela, de um autor que o assinou apenas com as iniciais RAF, retratando um T-23 sobrevoando o Forte dos Reis Magos, em Natal. Cada confrade contribuiu com R$20,00 e no final a arrecadação total para doação foi de mil e cem reais (R$1.100,00) - saldo da festa + sorteio do quadro. No sorteio, o ganhador foi o 68-249 Neves, que pouco mais tarde deu o quadro de presente ao De Lucca, por nos ter proporcionado, junto ao Lazzari, os belos momentos ali experimentados por todos nós.

 

Mas o andar da carruagem não parou por aí. De Lucca, auxiliado por alguns, distribuiu formulários a serem preenchidos por aqueles que quisessem aderir à coleta de assinaturas do Projeto de Lei de Iniciativa Popular denominado "Corrupção Nunca Mais!", o que está sendo feito por todo o Brasil, sob o patrocínio da Maçonaria Brasileira. O objetivo é colher um milhão e quinhentas mil assinaturas (1% do eleitorado nacional), para que então possa ser entregue ao Congresso Nacional. Por ser de iniciativa popular, o projeto não pode ser "engavetado", nem arquivado em caso de troca de governo nas eleições presidenciais, devendo, portanto, ser discutido e votado no Congresso Nacional. Este projeto nasceu em Barbacena, sendo de autoria do Cel RR PM José Eduardo da Silva, atual Venerável da Loja Maçônica Regeneração Barbacenense, da qual o De Lucca também faz parte. O texto do projeto passou por uma comissão de pessoas com grande conhecimento jurídico e que deram a redação final. A ideia é combater a corrupção e também o mau uso do dinheiro público (tudo foi pensado para proteger o dinheiro dos nossos impostos). Conclamo a todos a ajudarem nesta busca por mais assinaturas. Para conhecer o projeto (cujo texto encontra-se registrado em Cartório) basta acessar o site da campanha, www.corrupcaonuncamais.org.br , onde se pode baixar os formulários para coleta de assinaturas e verificar as instruções para tal. Hoje, as assinaturas já ultrapassam 500.000. Pretende-se que tudo esteja pronto no final do ano. Excelente iniciativa. E que estejamos também nessa...  SEMPRE JUNTOS!

 

Werneck, o mais recente agraciado da Turma de 68 com a Medalha Mérito Santos Dumont, pediu a palavra para expor as suas ideias quanto às opções que temos para a realização da festa dos 50 anos da Turma. Em momento mais oportuno, detalhes definitivos serão fornecidos. Aguardem.

 

Na seleção de fotos registradas durante os três dias da estada em Barbacena (vejam o álbum), pelo menos uma delas chama a atenção: a foto do banner especialmente idealizado pelo Lazzari, mas com a participação do Temístocles na criação do logo da Confraria. O banner tem ao centro o título do evento; à esquerda, sobre uma camisa azul da Turma, ele apresenta uma águia, um espadim e um copo com um drinque (Hummmm!... Só podia ter sido ideia do Tetê!); do lado direito, o logo da Turma Sempre Juntos. Parabéns aos dois! O banner caiu bem.

 

Como se isso não bastasse, o bufê arrasou complementado de drinques para os mais variados gostos, da água sem gás, ao “Butiá” do Perfeito, passando pela bebida do Irber com 52% de teor alcoólico... Caraca!!! Ah, e teve ainda um grupo que trouxe um samba composto ali mesmo pelo Aleixo e pelo Jacaré. O título? “CONFRARIA DO GOLE”. Eis a letra:

 

Ô Ô Ô

    Bis

Ó Confraria, o gole hoje tem amor.

 

Quem me trouxe a BQ foi a saudade;

A saudade de você, meu irmão.

Meu coração hoje é só felicidade.

 

Dora, Vovó, Rancho Alegre

E o Sessenta, simplesmente nostalgia.

Tu juravas que não ias,

Ó meia-oito,

Mas no fundo eu sei que ias!

 

À noite, como não tinha ninguém para perguntar “ALGUÉM CANSADO?!”, lá fomos nós para o Gino´s, onde fomos muito bem recepcionados pela Vanna, filha do Gino Calvi, falecido faz pouco tempo, e que só nos teceu elogios. Houve muita música, dança e a participação no palco de dois dos nossos: Murilo Bom de Suga, com a voz e o violão; e o Macagi, com a sua gaita, que tocou acompanhado pelo músico e cantor Marcio Du Valle, que se apresentava no momento. Show de bola!

 

Domingo em BQ - reza a tradição -, é dia de ir à feira na Olegário Maciel para comprar aquelas coisas que, se compradas no Rio de Janeiro, chegam a custar o dobro do preço (Exemplos: Feijão roxinho e queijo minas curado). Assim, para não fugir à regra, com as digníssimas esposas lá fomos nós em busca das pechinchas. E não é que fizemos bom negócio?! A cada barraca, um pré-cadete... Mesmo quem não compra nada, vai lá só pra passear e ver as modas.

 

Mais tarde, ainda no domingo, tivemos a oportunidade de almoçar no Bar e Restaurante do Zazaga (Luiz Gozaga), em Campolide, seguindo a sugestão do Lazzari e do De Lucca. Guardem o nome do restaurante porque a comida lá é boa e a gente encontra do lambari frito ao salmão grelhado (Sem falar em TRAÍRA, Perfeito sabe muito bem do que estamos falando!...). Os petiscos estavam excelentes e o bate-papo também. Fizemos muitas fotos no local, que se juntarão às registradas na sexta e no sábado num álbum já montado.

 

Infelizmente, tive que vir embora para o Rio de Janeiro, lamentando muito, pois foi duro resistir ao convite (quase) “irrecusável” do Lazzari para irmos jantar/petiscar na casa dele à noite. Quem pôde ficar se deu bem! (Ô turminha de boca nervosa!...).

 

E antes que me esqueça, seguem aqui dois anúncios: o primeiro é que vamos criar no site da Turma a Galeria de Fotos dos Casais. Para tanto, já nesse encontro, fotografei vários pares que iniciarão o álbum.  Para aqueles que não puderam comparecer dessa vez, ou que não foram fotografados (minhas desculpas), peço que me enviem uma foto do casal, em close, só de meio corpo. Acessem o álbum através do link que se segue para terem uma ideia do que estamos falando: https://picasaweb.google.com/107631062406757945825/6311354173412347297?authuser=0&authkey=Gv1sRgCPCm9ZiQ7ZnaTw&feat=directlink . O segundo anúncio é que a esposa do De Lucca me sugeriu escrever um livro com as nossas lembranças de BQ. Eu disse a ela que pensaria a respeito e o que me ocorreu foi colher “causos” contados por cada um. Com certeza todos temos pelo menos um causo para contar, referente a fatos vividos na EPCAR ou mesmo fora dela, mas ligados a nossa vida enquanto estávamos lá. Assim, a partir de hoje convoco os pré-cadetes a me enviarem causos de qualquer teor – cômico, cívico, social, religioso, pornográfico, enfim, a obra será nossa e a liberdade de expressão será levada em conta. Só não serão publicados, obviamente, textos que notadamente ofendam quem quer que seja. A ideia é distribuir a obra compilada, virtualmente ou não (caso a pensar), na ocasião do ENAC-50, em 2018. E então, topam ou não topam? Grato à Maria José pelo pontapé inicial e pelo incentivo que nos dá. Que essa semente germine e cresça.

 

Por último, reiteramos nossos sinceros agradecimentos ao Lazzari e ao De Lucca, bem como às suas respectivas esposas, Maria Angélica e Maria José, que com certeza tiveram participação importantíssima nessa história. Além, é claro, do nosso “Mais-que-Perfeito”, que mesmo à distância, empenhou-se para que o evento fosse todo sucesso. Valeu, pessoal! Foram momentos marcantes para todos nós. Tudo esteve perfeito e maravilhoso, no tempo e no espaço. Que outros encontros como esse ocorram, com mais frequência, para o bem-estar de todos.

 

Para verem a série de fotos registradas por um bando de “fotógrafos” de plantão, clique no link que se segue.

https://picasaweb.google.com/107631062406757945825/6311226650674160833?authuser=0&authkey=Gv1sRgCPyqu7OMofuPggE&feat=directlink

Já com saudade de todos,

 

Segue meu fraterno abraço.

 

Santos Oliveira

santos.oliveira.ca@gmail.com

 


WERNECK É AGRACIADO COM MEDALHA SANTOS DUMONT

 

 

              Em cerimônia ocorrida na Base Aérea do Galeão no dia 20 de julho de 2016 – data de comemoração do nascimento do Pai da Aviação -, realizou-se a entrega da Medalha Mérito Santos Dumont.

 

O fato se deu em 23 cidades brasileiras, e até fora do Brasil, para os estrangeiros que fizeram jus à condecoração. Entre as 639 personalidades indicadas para receber a comenda, lá estava uma figura bem conhecida da Turma EPCAR 68: Hamilton do Rosário Werneck, 68-272, cercado de parentes e dos amigos que puderam comparecer à solenidade.

 

Assim, registramos nesta página os cumprimentos de toda a Turma SEMPRE JUNTOS ao querido amigo Werneck por mais esse feito, orgulho para todos nós. PARABÉNS, GAROTO!

 

Estiveram representando a Turma Temístocles (Nosso Guru, já consagrado), Ewerton (Diretor Administrativo da AEPCAR), Barzilai (Primeiro da Turma a solar em Parnamirim) e este que lhes escreve. Não pertencentes à Turma, compareceram o Brig Int João Carlos Fernandes Cardoso (Membro do Conselho Fiscal da AEPCAR), Clarindo dos Santos (Autor de Memórias de um BQano, entre outras obras), Antonio Sidney Pontes da Silva (Presidente da AEPCAR), Rubens Morgado Villa Real (Diretor Financeiro da AEPCAR) e o 67-075 Estácio (Coordenador da Turma de 67).

 

A solenidade foi presidida pelo Comandante-Geral do COMGAP, Tenente-Brigadeiro do Ar Dirceu Tondolo Nôro. Entre os oficiais-generais que compuseram o palanque, pelo menos três são nossos velhos conhecidos Ten Brig Vilarinho, Ten Brig Mendes e Ten Brig Pohlman. O Maj Brig Scheer compareceu para ver sua filha Priscila ser também agraciada. Parabéns a ela e à família!

 

Fotos registrando momentos do evento podem ser vistas através do link

https://picasaweb.google.com/112641233165554609182/6309468374345447249?authuser=0&authkey=Gv1sRgCL3a9MGW86SsYA&feat=directlink

 

Com o meu abraço,

 

Santos Oliveira

santos.oliveira.ca@gmail.com