JULHO DE 2006

MAJOR-BRIGADEIRO COMEMORA SUA PROMOÇÃO

 

         Na noite de 31 de julho de 2006, ao som de violino e teclado, nosso amigo e companheiro de Turma, 68-292 Igreja, comemorou com a família e com os amigos a sua recente promoção a Major-Brigadeiro.

 

         O encontro, bem informal, se deu no Clube de Aeronáutica – Sede Aerodesportiva da Barra da Tijuca -, e se resumiu num coquetel oferecido pelo próprio Igreja. O evento contou com a participação de diversas personalidades militares, a maioria das quais já na reserva. Lá estavam, por exemplo, o ex-ministro da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro-do-Ar Moreira Lima, o Tenente-Brigadeiro-do_Ar Frota, o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Vilarinho, o Major-Brigadeiro-do-Ar Paulo Hortênsio, o Major-Brigadeiro-do-Ar Sarmento, o Major-Brigadeiro do Ar Whitney, o Brigadeiro-do-Ar Tercioti e mais um número enorme de altas patentes que, somando suas estrelas dariam para formar uma bela constelação...


Maj.-Brig. Igreja e Ten.-Brig. Frota acompanhados das esposas.

 


O ex-ministro Moreira Lima (esq.) esteve presente.

 


Maj.-Brig.-Ar Paulo Hortênsio (esq.), Cel. Av Capute e Brig.-Ar Tercioti (os dois da direita).

 


Igreja conversa com os amigos. Ten.-Brig.-Ar Vilarinho (esq.) participa.

 


Flagrante da bela mesa rodeada por convidados.

 


Maj.-Brig. Igreja ladeado por várias autoridades.

 

 

         Representando a Nação-68 tive a oportunidade de prestigiar a festa, assim como o nosso Major-Brigadeiro-do-Ar Pohlman com a esposa; o amigo Deputado Samuel Malafaia; e mais os amigos Heleno, Ewerton e Justiniano.

 


Majores- Brigadeiros Pohlman e Igreja em momento de descontração.

 


Ewerton, Heleno e Justiniano posam com o anfitrião.

 


Heleno e Santos Oliveira ladeiam o casal Igreja.

 


O Deputado Malafaia posa com algumas patentes.

 


Considerado um dos grandes amigos da nossa Turma, o Maj.-Brig.-Ar Sarmento - ex-comandante da EPCAR -, posa conosco para uma foto.

 

         Aproveitamos a oportunidade para agradecer ao amigo Igreja pelo convite feito e desejamos a ele muito sucesso nessa nova patente.

 

Santos Oliveira
 


MEDALHA MÉRITO SANTOS-DUMONT 

         Em solenidade comemorativa à data de nascimento de Alberto Santos-Dumont, foram agraciados com a Medalha “Mérito Santos Dumont” cento e cinqüenta e sete personalidades do meio civil e militar. O evento se deu no dia 20 de julho de 2006, pela manhã, no Campo Ministro Trompowski, na Base Aérea do Galeão. Entre as personalidades a receber a medalha, um era o nosso nobre amigo e companheiro de turma, Deputado Estadual Samuel Malafaia, ex-aluno 68-029 da memorável EPCAR. 

         A solenidade, presidida pelo Major-Brigadeiro-do-Ar Paulo Hortênsio Albuquerque Silva, contou com a presença de diversas autoridades civis e militares das três Forças Armadas. Entre os que subiram ao palanque, ladeando o Major-Brigadeiro Hortênsio, lá estavam nossos amigos e representantes da Turma de 68, Majores-Brigadeiros Dias, Pohlman e Igreja. 


Do palanque Malafaia acompanha a chegada do Maj.-Brig. Hortênsio para presidir a cerimônia.  
À sua frente, os Majores-Brigadeiros Igreja, Dias e Pohlman 

         Responsável pela conferência da Medalha Tiradentes à Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), à Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), à Academia da Força Aérea (AFA) e à Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), no seu primeiro mandato na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), Malafaia não escondia a satisfação e orgulho em receber a condecoração pelos relevantes serviços prestados a Força Aérea Brasileira.


Deputado Samuel Malafaia pouco antes de receber a honraria.


Ao receber a medalha, os merecidos cumprimentos.


Já com a medalha no peito Malafaia aguarda o “fora de forma”.


Após a cerimônia, uma foto com amigos.


Minutos depois, Malafaia recebe também o diploma que confirma o agraciamento.

         E como não poderia deixar de acontecer, o fato foi também acompanhado por outros companheiros de Turma, tais como: Brigadeiro-do-Ar Fogaça, Coronel Av Elanir, Galvão, Durante, Justiniano, Ewerton, Heleno, Chaves e este que lhes escreve. Juntaram-se a nós o Isnard (Turma de 64) e o William (Turma de 67).


Da esq. p/ a dir., Santos Oliveira, William, Galvão, Justiniano, Brig. Fogaça,
Cel. Elanir, Malafaia, Heleno, Durante, Chaves e Ewerton.

                Na Ordem do Dia foi lida a mensagem enviada pelo Exmo. Tenente-Brigadeiro-do-Ar Luiz Carlos da Silva Bueno – Comandante da Aeronáutica. Segue o seu texto:                                                                  

            ENQUANTO A LIBERDADE PARA SONHAR ESTÁ AO ALCANCE DE TODOS OS SERES HUMANOS, O PODER DE TRANSFORMAR SONHOS EM REALIDADE LIMITA-SE ÀQUELES QUE ACREDITAM EM SUAS POTENCIALIDADES E QUE JAMAIS SE RENDEM AO DESÂNIMO OU AO CONFORMISMO. 

            ESSA ASSERTIVA NOS LEVA A REMEMORAR HOMENS HERÓICOS E GRANDES FEITOS QUE ESTABELECERAM NOVOS RUMOS PARA A HUMANIDADE. NAS PÁGINAS ÉPICAS DA HISTÓRIA BRASILEIRA, REGISTRAM-SE INÚMEROS EXEMPLOS DE PESSOAS DESSE TALANTE, CUJAS REALIZAÇÕES SERVIRAM PARA DESENVOLVER E APRIMORAR OS CONCEITOS PRIMORDIAIS DA AVIAÇÃO. 

            A OCASIÃO É, POIS, PROPÍCIA PARA DESTACARMOS, DENTRE ESSES ILUSTRES PERSONAGENS, AQUELE QUE NOS BRINDOU COM A POSSIBILIDADE DE NOS EQUIPARARMOS AOS PÁSSAROS NA FANTÁSTICA E INDESCRITÍVEL SATISFAÇÃO DE DOMINAR OS ARES. SEU NOME: ALBERTO SANTOS-DUMONT. 

            ESSE BRASILEIRO DE MINAS GERAIS LANÇOU MÃO DA SUA GENEALIDADE E ESPÍRITO INVENTIVO PARA NOS LEGAR RIQUEZAS DE VALOR INESTIMÁVEL, MUITAS DAS QUAIS ALÉM DE TEREM MARCADO ÉPOCA SERVIRAM PARA ACALENTAR O ANSEIO DE MUITOS QUE DESEJAVAM LANÇAR-SE AO ESPAÇO. 

            MAS FOI A MEMORÁVEL FAÇANHA COM O 14-BIS, O PRIMEIRO VÔO DE UM ARTEFATO MAIS-PESADO-QUE-O-AR, QUE ELEVOU, DEFINITIVAMENTE, A FIGURA DE SANTOS-DUMONT À IMORTALIDADE. 

            DECORRIDOS CEM ANOS DAQUELA PIONEIRA E BEM-SUCEDIDA OPERAÇÃO DE DECOLAGEM E POUSO DE UMA AERONAVE, PODEMOS AQUILITAR COM EXATIDÃO OS GRANDES BENEFÍCIOS QUE ESSE INVENTO TROUXE PARA TODOS NÓS, NA MEDIDA EM QUE ESTABELECEU UMA NOVA DINÂMICA NO CONCEITO DE INTEGRAÇÃO ENTRE OS POVOS DE TODO O PLANETA. 

            A DEVOÇÃO COM QUE SANTOS-DUMONT SE ENTREGOU À ATIVIDADE AERONÁUTICA SEMPRE TEVE O NOBRE PROPÓSITO DE GERAR BENEFÍCIOS À HUMANIDADE, RAZÃO PELA QUAL JAMAIS SE PREOCUPOU EM PATENTEAR SEUS INVENTOS OU MESMO REALIZÁ-LOS DE FORMA A IMPEDIR O ACESSO A QUEM QUER QUE SE INTERESSASSE EM PARTILHAR SUAS DESCOBERTAS. 

            POR TUDO ISSO, SERIA NATURAL QUE O “PAI DA AVIAÇÃO” VIESSE A SER OUTORGADO COM O TÍTULO DE PATRONO DA AERONÁUTICA BRASILEIRA, UM JUSTO TRIBUTO A QUEM TEVE A OUSADIA E A COMPETÊNCIA PARA TRANSFORMAR O SONHO DE TANTOS EM UMA MAGNÍFICA REALIDADE. 

            ASSIM, AO NOS REUNIRMOS EM ATO SOLENE PARA CELEBRAR A DATA DE NASCIMENTO DO INSIGNE ALBERTO SANTOS-DUMONT, FAZEMO-LO COMO UMA FORMA DE EXTERNAR O NOSSO PROFUNDO CONTENTAMENTO POR TER A NOSSA PÁTRIA SIDO BRINDADA COM UM FILHO TÃO ILUSTRE, QUE VALEU-SE DA SUA PRIVILEGIADA CAPACIDADE IDEALIZADORA PARA COLOCAR O NOME DO BRASIL EM UMA POSIÇÃO DE DESTAQUE NA HISTÓRIA MUNDIAL. 

            PARABÉNS, ALBERTO SANTOS-DUMONT! SER-LHES-EMOS ETERNAMENTE GRATOS POR TODO O SEU LEGADO DE GRANDES REALIZAÇÕES. 

            MUITO OBRIGADO! 

BRASÍLIA, 20 DE JULHO DE 2006. 

Tenente-Brigadeiro-do-Ar LUIZ CARLOS DA SILVA BUENO

COMANDANTE DA AERONÁUTICA 

         Ao encerrarmos esta reportagem, aproveitamos a oportunidade para parabenizar o ilustre Deputado Samuel Malafaia pelo merecido agraciamento, e, ao mesmo tempo, anunciar o coquetel a ser oferecido pelo Major-Brigadeiro-do-Ar Robinson Ferreira Igreja, no dia 31 de julho, às 20 horas, no Clube de Aeronáutica (Rio), pela sua promoção ao presente posto. A Nação-68 está convidada. Traje: Passeio completo. 

Com o meu abraço,

SEMPRE JUNTOS!                                                                             

67-382 Santos Oliveira