Agosto de 2010


ASSUMINDO O COMGAP

 

   Em solenidade realizada no dia 6 de agosto de 2010, no Parque de Material Aeronáutico do Galeão, o Major-Brigadeiro-do-Ar Ricardo Machado Vieira – nosso eterno e querido amigo ‘Machadinho’ – assumiu, interinamente, o cargo de Comandante do Comando-Geral de Apoio.

 

A solenidade, presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, contou com a presença de várias autoridades militares e civis, estas, tanto do meio executivo quanto do judiciário. A cerimônia foi marcada por dois discursos: um, proferido pelo comandante que deixava o cargo, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Antonio Gomes Leite Filho; outro, feito pelo Comandante da Aeronáutica.

 

Eis o discurso de ambos:

 

Discurso do Ten Brig Ar Leite

          

          Há aproximadamente 02 anos e 04 meses, recebia do meu Comandante a oportunidade de comandar uma das áreas mais importantes da nossa Força Aérea – O Comando-Geral de Apoio.

          Com o peito aberto e o coração acelerado, como um vibrante piloto de caça, tive o privilégio de liderar um grande esquadrão, esquadrão esse formado por mais de 5.500 homens e mulheres, com a missão de planejar, gerenciar e controlar todas as atividades relativas ao apoio logístico de material aeronáutico e bélico, de infraestrutura, de transporte de superfície, de contraincêndio, de patrimônio, de aquisições e distribuição, de nacionalização, da tecnologia da informação e da capacitação de recursos humanos de interesse da logística.

          Em consonância com a Estratégia Nacional de Defesa, com as diretrizes do Cmt e com o Plano Estratégico do Comando da Aeronáutica – PEMAER, o COMGAP elaborou o seu Plano Setorial, documento que consolida todas as orientações superiores, definindo as ações necessárias para que as cinco organizações subordinadas desenvolvam suas tarefas, direcionando-as para o cumprimento da missão.

          Com base nesses documentos e explorando o potencial logístico da indústria nacional, novos caminhos foram trilhados e horizontes ampliados, permitindo vislumbrar e exercitar inúmeras oportunidades de parcerias com instituições públicas e com a iniciativa privada.

          Como consequência, podemos perceber, hoje, uma melhoria significativa no desempenho geral da logística, com alguns destaques que merecem ser lembrados:

          - Parte da frota foi recuperada, quando atingimos uma média de 38% de aeronaves disponíveis, contra 32% em 2006. Isso representa mais de 40 aeronaves reincorporadas ao voo;

          - A recuperação e modernização dos projetos C-130 Hércules e C-95 Bandeirante, que trarão significativos incrementos na operacionalidade e capacidade de pronta resposta;

          - A negociação e aquisição dos helicópteros russos MI-35 Sabre, em fase de implantação, em Porto Velho;

          - A mobilização da indústria nacional, por intermédio de contratos de manutenção, em módulos parciais ou totais;

          - A aquisição de viaturas operacionais no mercado nacional, a fim de permitir à Infantaria da Aeronáutica atuar com maior eficácia na defesa dos nossos aeródromos e instalações;

          - O incremento nos processos de nacionalização de itens de interesse da Força;

          - A inclusão, ainda que parcialmente, das atividades de engenharia no SILOMS, propiciando no futuro um acompanhamento mais técnico do sistema de transporte;

          - O desenvolvimento de ferramentas gerenciais, a fim de permitir uma melhor gestão das atividades, tendo como exemplo o total controle do transporte logístico de superfície;

          - A implantação de novos cursos na metodologia de Educação à Distância, permitindo capacitar os recursos humanos de forma mais ampliada e padronizada;

          - E, recentemente, a complexa missão de realizar a governança da tecnologia da informação do Comando da Aeronáutica, por intermédio da Diretoria de Tecnologia da Informação. O desafio principal será a capacidade de proteger e garantir a aplicação dos sistemas de comando e controle nas operações aéreas e de apoio.

          Todas essas ações podem ser sintetizadas no lema do COMGAP – APOIAR   PARA   REALIZAR !

          O COMGAP apóia! A Força Aérea realiza! É como a Canção do Especialista: “Com os pilotos e asas seremos um conjunto de todo eficaz”. É com esse espírito que a logística trabalha!

          Portanto, antes de passar a liderança desse esquadrão, dirijo-me aos meus comandados, oficiais generais, oficiais, graduados, praças e civis da DIRMAB com os seus Parques de material aeronáutico e bélico, da DIRENG com as suas Subdiretorias, do CELOG com as suas Comissões, DARJ e CECAN, da DTI com os seus Centros de Computação e do ILA, para dizer-lhes que foi com orgulho que participei de todas as alegrias e angústias da logística. Comandá-los foi uma das maiores realizações que tive em 43 anos de carreira.

          Enfim, a todo efetivo da Logística, atuando em cada rincão desse país, de maneira silenciosa e eficaz, o meu reconhecimento. Lembrem-se de que, quando passa uma asa altaneira sob o céu, sobre a terra e o mar, devorando o espaço, ligeira, nós sentimos orgulho sem par. Concito-os, pois, a trabalharem com amor, com conhecimento e com a tenacidade necessária em prol do engrandecimento da nossa Força Aérea.

          Ao Excelentíssimo Senhor Comandante da Aeronáutica e Ex-Comandante do COMGAP, Ten Brig SAITO, dedico um especial agradecimento pela confiança, pelas orientações sempre seguras e pelo total e irrestrito apoio ao meu comando.

          Aos membros do Alto Comando, pela convivência sempre harmoniosa, profissional e compreensão dos problemas logísticos, o meu muito obrigado.

          Aos empresários, que, independente do necessário lucro, desenvolvem com dedicação os nossos contratos e buscam, juntos à Força Aérea, a grata satisfação de contribuir com o crescimento da Nação.

          Aos meus colaboradores diretos, representados pelos três Chefes de Estado-Maior (Brig Mendes, Brig Ribeiro e Maj Brig Machado), passando pelos meus Assistentes (Maj Grolla, Cap Salles e Cap Motoyama), Oficiais e graduados do QG do COMGAP e da minha Secretaria, motoristas do Cmt (Sgt Jeosafá e CB Patrício), o meu muito obrigado pela lealdade e pronto atendimento às demandas do Comando.

          À turma Mete a Cepa, o meu agradecimento fraterno pelos momentos de alegria e lembranças por ocasião das nossas reuniões e eventos. Continuamos sempre juntos.

          Rita, Renato, Flávia e Fernando, genro e noras, tudo isso tem muito valor para mim, mas tenho certeza que para vocês também, pois vivem e compartilham comigo toda essa emoção. A cada missão recebida, percebo em vocês uma vibração intensa e um comprometimento total, fazendo da minha a missão de cada um.

Minha amada e querida mulher, você é a pessoa mais importante e minha base segura onde busco força e inspiração para cumprir minhas missões. Eu te amo!! Obrigado pelos 39 anos ao meu lado!

Ao Brig Machado, amigo de longa jornada da aviação de caça e profissional da mais alta competência, certamente será uma árdua missão, mas tenho convicção que logrará pleno êxito e que terá muitas alegrias assim como eu tive. Desejo todo o sucesso e felicidades nesta nova jornada de sua carreira, extensivos à Fátima e filhos. Conte com o amigo sempre que precisar.

Ao concluir, não poderia deixar de agradecer ao meu bom Deus, que, com suas graças e sabedoria, iluminou e permitiu a este humilde homem conduzir a bom termo essa missão com saúde e perseverança.

Obrigado pela gentil presença das autoridades já nominadas e de todos os convidados que abrilhantam esta cerimônia militar.

Estarei à disposição no Comando da Escola Superior de Guerra (ESG) sempre de portas abertas!
 

Muito obrigado!

Rio de Janeiro, 6 de agosto de 2010.

Ten Brig Ar Antonio Gomes Leite Filho

Comandante Geral de Apoio

 

 

 

Palavras do Comandante da Aeronáutica

                                                                                                                                                                                                                   Rio de Janeiro, 06 de agosto de 2010.

     AS GRANDES ORGANIZAÇÕES TRAZEM, INTRINSECAMENTE EM SEU PROCESSO EVOLUTIVO, A NATURAL NECESSIDADE DE SUCESSÃO DE SUAS CHEFIAS.

FRUTO DA DINAMICIDADE DE NOSSA ESTRUTURA, CABE-NOS TAMBÉM, PERIODICAMENTE, CONDUZIR NO ÂMBITO DA  AERONÁUTICA A INEVITÁVEL ALTERNÂNCIA DE FUNÇÕES.

NESTA ÓTICA, EXPERIMENTAMOS HOJE MAIS UMA ETAPA NESTE CONSTANTE CAMINHAR RUMO AO FUTURO.

A CERIMÔNIA DESTA MANHÃ, EM PARTICULAR, MATERIALIZA UM ESPECIAL MOMENTO PARA A FORÇA: A TRANSMISSÃO DE UM DOS CARGOS DE MAIOR RELEVÂNCIA DA ALTA ADMINISTRAÇÃO DA AERONÁUTICA: O DE COMANDANTE-GERAL DE APOIO, DO TENENTE-BRIGADEIRO-DO-AR ANTONIO GOMES LEITE FILHO AO MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR RICARDO MACHADO VIEIRA.

DESDE O INÍCIO DE MEU COMANDO, PRIORIZEI A CONTINUIDADE DO PROCESSO DE APRIMORAMENTO OPERACIONAL E GERENCIAL, VISANDO A ASSEGURAR AO PAÍS UMA FORÇA AÉREA ATUANTE E CONDIZENTE COM SUA IMPORTÂNCIA POLÍTICO-ESTRATÉGICA.

AO CUMPRIR SUA RELEVANTE MISSÃO, O COMGAP É O RESPONSÁVEL POR PREVER E PROVER OS RECURSOS QUE GARANTAM O PLENO EXERCÍCIO DA ATIVIDADE-FIM DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA.

O ALCANCE DESSA META, NO ENTANTO, NÃO SERIA POSSÍVEL SEM A EFETIVA PARTICIPAÇÃO DE TODAS AS DIRETORIAS DO COMANDO-GERAL DE APOIO, ORGANIZAÇÃO RESPONSÁVEL POR ASSEGURAR O APOIO LOGÍSTICO DE MATERIAL E DE SERVIÇOS, FUNDAMENTAL À CONSECUÇÃO DOS OBJETIVOS MAIORES DO COMANDO DA AERONÁUTICA.

PARA ISSO, EM ABRIL DE 2008, O TENENTE-BRIGADEIRO-DO-AR ANTONIO GOMES LEITE FILHO, OFICIAL-GENERAL DE RECONHECIDA CAPACIDADE DE TRABALHO E DESTACADA COMPETÊNCIA, ATENDEU PRONTAMENTE AO CHAMADO DA FORÇA AÉREA, COM A CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE EMPREENDEDORA, EM FAVOR DO BOM FUNCIONAMENTO DA GRANDE MÁQUINA PROVEDORA DA LOGÍSTICA DA AERONÁUTICA.

E ASSIM O FEZ!

CARO TENENTE-BRIGADEIRO-DO-AR ANTONIO GOMES LEITE FILHO

AO TRANSMITIR O CARGO DE COMANDANTE-GERAL DE APOIO, RECEBA O MEU SINCERO AGRADECIMENTO PELA INCONDICIONAL DEDICAÇÃO AOS ASSUNTOS QUE LHES FORAM CONFIADOS.

AO DESTACAR SUA ATUAÇÃO, GOSTARIA DE ENALTECER A OBJETIVIDADE E PERSISTÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE MECANISMOS E ALTERNATIVAS PARA RESOLVER IMPORTANTES MATÉRIAS DO ALTO INTERESSE DESTA INSTITUIÇÃO; TUDO EM PERFEITA SINTONIA COM O PENSAMENTO DESTE COMANDANTE.

ORGULHA-ME DIZER QUE O ATUAL SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA LOGÍSTICA ADVÉM DA VALIOSA PARCELA DO EMPENHO PESSOAL, CRIATIVIDADE E DA LIDERANÇA INCONTESTÁVEL EXERCIDA POR VOSSA EXCELÊNCIA, AO CONGREGAR, PARA UM ÚNICO OBJETIVO, TODOS OS ÓRGÃOS SOB SEU COMANDO.

MUITO OBRIGADO PELA AMIZADE SINCERA, A FIDALGUIA E, PRINCIPALMENTE, A LEALDADE; VIRTUDES A TODO INSTANTE DEMONSTRADAS EM SUAS ATITUDES E QUE CONFIGURAM O INCANSÁVEL COMPROMISSO DE PERSEVERAR, SEMPRE, ACIMA E ALÉM DOS DESAFIOS, NA TRILHA DO DEVER.

ESTENDO MEUS AGRADECIMENTOS À SUA ESPOSA, RITA, AOS FILHOS RENATO, FLÁVIA E FERNANDO, FONTES PERENES DE INSPIRAÇÃO E DE INCENTIVO. QUE DEUS CONTINUE A ABENÇOAR ESTA HARMONIOSA FAMÍLIA.

SEJA ABSOLUTAMENTE FELIZ EM SUA NOVA FUNÇÃO À FRENTE DO COMANDO DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA. TENHO PLENA CONVICÇÃO DE QUE ESTAREMOS MUITO BEM REPRESENTADOS, E QUE ESTA INSTIGANTE MISSÃO SERÁ PAUTADA PELOS VALORES QUE, DESDE SEMPRE, O DISTINGUIRAM.

AO MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR RICARDO MACHADO VIEIRA, OFICIAL-GENERAL DETENTOR DE EXPRESSIVAS QUALIDADES PESSOAIS E PROFISSIONAIS, EXTERNO MINHA TRANQÜILIDADE POR CONSTATAR QUE SUAS ENRIQUECEDORAS REALIZAÇÕES, BEM COMO A VASTA E DIVERSIFICADA EXPERIÊNCIA PERMITIRÃO A CONSTRUÇÃO DE SOLUÇÕES SEGURAS E OBJETIVAS PARA O ENFRENTAMENTO DAS COMPLEXAS QUESTÕES INERENTES A DESAFIADORA ETAPA QUE ORA SE INICIA.

EM NOME DO COMANDO DA AERONÁUTICA, FORMULO VOTOS DE QUE VOSSA EXCELÊNCIA DÊ PROSSEGUIMENTO ÀS ORDENS E AÇÕES EM ANDAMENTO E TENHA UMA ADMINISTRAÇÃO COROADA COM O MESMO SUCESSO EXPERIMENTADO AO LONGO DE SUA CARREIRA.

SUCESSO, CAROS AMIGOS!

QUE DEUS ILUMINE OS CAMINHOS DE TODOS, CONCEDENDO-LHES O MESMO BRILHO QUE SEMPRE MARCOU SUAS JORNADAS, DANDO-LHES A GRAÇA DE QUE SUAS DECISÕES FRUTIFIQUEM EM PROVEITO DO DESENVOLVIMENTO DA FORÇA AÉREA E PARA O BEM DO NOSSO QUERIDO BRASIL.

AOS QUE HOJE TRAZEM, COM SUAS PRESENÇAS, O PRESTÍGIO E O LUSTRO ESPECIAIS A ESTE EVENTO, EXPRESSO O MEU MUITO OBRIGADO.

                                                                                                                                                                     Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito
Comandante da Aeronáutica

 

Após a solenidade, como de costume, houve um coquetel comemorativo para o qual todos os presentes foram convidados.

 

Da Nação-68 prestigiaram a cerimônia: 68-165 Ten Brig Ar Pohlmann, 68-202 Maj Brig Ar Dias, 68-349 Brig Ar Fogaça, 68-009 D’Araújo, 68-086 Rego, 68-272 Werneck, 68-321 Ewerton, 68-323 Elanir, 68-342 Saul e 67-382 Santos Oliveira. 

 

Seguem-se fotos registradas durante o evento.

 

A Nação-68, dentro do espírito SEMPRE JUNTOS, deseja aos dois comandantes muito sucesso em seus novos cargos: Ten Brig Ar Leite, no comando da Escola Superior de Guerra, e Maj Brig Ar Machado - já indicado pelo Alto-Comando da Aeronáutica para receber sua quarta estrela -, no comando do COMGAP.   

 

Texto e fotos

Santos Oliveira

santos.oliveira.ca@gmail.com