ABRIL DE 2005

AEPCAR RENDE HOMENAGEM AO SEU EX-PRESIDENTE 

Marcado sobretudo pela informalidade, descontração e alegria geral, realizou-se na noite de quarta-feira, 6 de abril de 2005, no Clube de Aeronáutica do Rio de Janeiro, um encontro para anunciar oficialmente a saída do até então Presidente da AEPCAR – Temístocles Carlos da Luz (68-291) – e a assunção do cargo pelo novo Presidente, José Carlos Pimentel Gusmão (65-107). A saída do primeiro deveu-se a um convite irrecusável para trabalhar no exterior. O incentivo da esposa e de alguns amigos da Associação foi crucial na sua decisão.

Faltando nove meses para terminar a atual gestão, Temístocles se despede deixando entre nós a certeza de que, ainda que pela breve passagem que teve pela entidade, deixou sua marca registrada: passa o cargo sem dívidas, sem dúvidas, sem comentários que possam denegrir a sua imagem, sem ressentimentos pelas críticas recebidas ao longo do seu “mandato”, e que, sabemos, no fundo, no fundo, partiram daqueles que querem ver a Associação crescer e prosperar. Contudo – e o mais importante – é que em um ponto todos que lá estavam foram unânimes em concordar: “uma nova cara foi dada à Associação de Ex-alunos sob a sua direção”. Isso foi dito, concordado e aplaudido por tantos quantos presenciaram a homenagem feita. 

O Deputado Estadual Samuel Malafaia (68-029) esteve presente à reunião e recebeu da AEPCAR um diploma pelos relevantes serviços que vem prestando à entidade. Ele aproveitou para dirigir algumas palavras de agradecimento e se prontificou a continuar apoiando a Associação e os militares, no que for possível.


Entre Presidentes e um Vice, Deputado Malafaia exibe seu diploma.

O Vice-Presidente em curso, Heleno Pereira Neto (68-324), tomou a palavra e fez um breve retrospecto do que foi a passagem de Temístocles pela Associação, a começar pela renúncia à candidatura, na época, por parte do companheiro de Turma 68-431 Carlos Alberto Caldas, em prol da do primeiro; falou do desejo da Turma de 68 de que Temístocles concorresse à candidatura, o que só foi aceito sob a condição de que todos da mesma estivessem com ele “para o que desse e viesse”; discorreu sobre as dúvidas e anseios por que passou Temístocles ao assumir o cargo (afinal era algo novo para ele); e finalmente exultou a forma com que ele – e diga-se, junto aos demais componentes da atual gestão -, conduziu e honrou todos os compromissos a ele apresentados até o momento. O ponto máximo do discurso foi a entrega de um diploma da Associação ao homenageado, feita pelo próprio Heleno, pelos relevantes serviços prestados àquela casa. O diploma é assinado pelo Presidente do Conselho Deliberativo, Brigadeiro Intendente João Carlos (57-40) e pelo atual Presidente José Carlos Pimentel Gusmão (65-107), hoje Cap-de-Mar-e-Guerra da reserva. 


Com o diploma na mão Heleno faz o seu discurso.


Temístocles recebe o diploma a que fez jus.

 

Temístocles, com a simplicidade que é a sua marca registrada, não deixou de tecer elogios e agradecimentos a todos aqueles que o apoiaram desde a sua entrada na Associação, fossem os companheiros da sua Turma de 68 ou de quaisquer outras, fossem civis, ou militares... Como ele mesmo disse, “são pessoas sem as quais eu não teria chegado aonde cheguei...” Não deixou de considerar, porém, que embora muito tenha sido feito até aqui para melhorar a imagem e a credibilidade da Organização, muito ainda há que ser feito. Pediu então a todos os presentes que apoiassem o Gusmão daqui para frente, lembrando que a Associação de Ex-alunos é nossa, independente de Turmas, e que precisa do apoio de todos. Pediu, ainda, que fizéssemos com que o que ali expunha chegasse ao conhecimento dos não presentes.  

O Presidente Gusmão também não poupou elogios ao seu antecessor. Ratificou o pensamento de que precisará do apoio de todos para levar a bom termo os anseios dos associados, assim como considerou que só depende de nós o sucesso daquela entidade. E é isso, com certeza, que queremos ver.


Gusmão faz seu discurso.

Além destes, ainda discursaram o Brigadeiro João Carlos, o Coronel Carlos Alberto de Paiva (64-094) – um dos fundadores da Associação - e o Fantinatti (69-125), os três elogiando a gestão em curso e desejando sucesso ao amigo Temístocles. 


Brigadeiro João Carlos no momento da fala.

Embora se estime que tenham estado presentes ao evento cerca de setenta pessoas, várias se esqueceram de assinar as folhas de presença, ficando estas resumidas a cinqüenta e quatro assinaturas, à exceção de uma, todas de BQanos. Nada mal! São amigos que levaram seu abraço, seu reconhecimento aos esforços e dedicação envidados por Temístocles enquanto Presidente da AEPCAR, além de seus desejos de muito sucesso na sua nova empreitada... Entre os presentes, dois oficiais da ativa: Brigadeiro-do-Ar Eliezer Negri (68-041) e o Coronel Av Ricardo da Silva Servan (68-060).  Seguem-se algumas fotos registrando presença.


Tendo à sua esquerda os amigos Heleno e Deputado Malafaia e à direita Santos Oliveira
 e Brig. Negri, Temistocles posa para uma foto.


Cena bonita de se ver: Mesclados, representantes das Turmas de 65, 66, 67,68 e 69.


Brandão, Fantinatti e Lazari.


Couto Dias, Tirado, Rollin, Ribeiro de Almeida e João Batista.


Justiniano, Ewerton e Elanir.


Elanir, Heleno e William (67-136)


Nunes Ferreira, Justiniano, Elanir, Corrêa Ferreira, Oliveira Filho “Dum Dum”,
Rollin, Paulo Fernando e João Batista.

Já no final do encontro, fato inusitado, o Brigadeiro Negri ergue sua taça, sugere um brinde e começa a entoar o Hino do Aviador, sendo acompanhado por todos no salão em alto e bom som. A este hino seguiu-se o da EPCAR. Isso é que é vibração!


Brig. Negri e Deputado Samauel Malafaia soltam a voz na hora dos hinos. )

Da nossa parte, amigos da Turma de 68, presentes ou não nesse dia, desejamos ao homenageado muita saúde e tranqüilidade para desempenhar a função que lhe couber no exterior.

Com o nosso forte abraço, boa viagem, Jerê! Estaremos torcendo e orando por você.


Com sorriso, nosso Jerema sai com a certeza do dever cumprido.

67-382 Santos Oliveira