Com vinte e seis pessoas presentes, num clima de união, muita alegria, carinho e – porque não dizer também – de respeito à causa, tivemos no dia 12 de agosto de 2023 um encontro ímpar em São José dos Campos/SP. Na ocasião foi homenageada pela Turma de 1968 da EPCAR/CFPM 71 nada menos que uma figura respeitadíssima no meio aeronáutico, não só pelos membros da Turma em que se formou oficial, mas, e principalmente, pelos da Esquadrilha da Fumaça, onde atuou por quatro anos. Estamos falando do Cel Av Veterano Walter Roberto Pereira SCHIEFLER, carinhosamente chamado de “Fumaceiro”, assim como são chamados todos os pilotos que integram a famosa esquadrilha.
De 1989 a 1992 Schiefler teve brilhante participação naquela instituição, assim como brilhante foi toda a sua trajetória na carreira militar. Na Esquadrilha da Fumaça foi Ferrolho e Isolado, além de Líder. Nos registros da instituição constam 321 as apresentações que fez. ¹
Por essa razão, no dia 12 do corrente, alguns representantes da Turma estiveram em São José para homenageá-lo. O representante-mor da Turma naquele momento, Temístocles, fez ao homenageado a entrega de uma medalha, de produção exclusiva e de tiragem limitada, cunhada na Casa da Moeda por ocasião das comemorações dos 70 anos da Esquadrilha da Fumaça. É um presente singelo, mas que muito deve representar para ele, que viveu e pôde transmitir ao público que o assistiu, talvez as mesmas emoções por ele sentidas, enquanto no interior do canopi da sua aeronave, durante suas acrobacias.
Affonso, o idealizador dessa homenagem, fez questão de fazer sua alocução aos presentes, enaltecendo aquele ato, relembrando fatos marcantes da Turma e agradecendo a todos os que se dispuseram a comparecer, vindo de diversas cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Caxambu. Shiefler também agradeceu pela homenagem recebida e pela presença dos vários amigos.
Compareceram: Affonso e Cristina, Nelson e Darlene, Menezes, Edimara e Luiz Fernando, Ribeiro Rosa e Denise, Nurchis e Liane, Temístocles e Helena, Barzilai e Rose, Antenor e Fátima, Madureira, O.Lima. Ubiratan e Frederico, Schiefler, Roberta e Carolina, Marincek e Nicolich.
No mais, o encontro foi muito animado com as conversas históricas de cada um e de todos, permeadas por novidades, como a do nascimento do Vinicius, neto mais novo do Bolota, o "Jaguar" O.Lima. Paralelamente, o bufê esteve impecável e houve, como sempre, a especial atenção dos responsáveis pela casa.
E assim, caro Schiefler, com muito orgulho de tê-lo como amigo, companheiro de farda e integrante da Turma “Sempre Juntos”, mais do que a medalha ofertada deixamos aqui o nosso reconhecimento e agradecimento pelo que você realizou na sua carreira, elevando, sobremaneira, o nome da nossa Turma. Receba, pois, os nossos mais efusivos abraços!
¹ Fonte: Site da Associação Esquadrilha da Fumaça